Furacão, ciclone tropical ou tufão: três nomes para descrever o mesmo sistema que se diferenciam pela localização geográfica de formação. O sistema se trata de uma tempestade tropical evoluída que rotaciona e se forma sobre águas oceânicas quentes.
Furacão, ciclone tropical ou tufão: três nomes para descrever o mesmo sistema que se diferenciam pela localização geográfica de formação. O sistema se trata de uma tempestade tropical evoluída que rotaciona e se forma sobre águas oceânicas quentes.
Tanto a floresta Amazônica como a Cordilheira dos Andes empenham papeis importantes no clima da América do Sul. No Brasil, a umidade do período chuvoso em sua grande maioria procede do bioma Amazônia. A preservação da floresta é fundamental para a biodiversidade e para o clima.
O novo registro feito pelo telescópio Hubble confirma o que cientistas têm observado nos últimos anos: a Grande Mancha Vermelha de Júpiter está encolhendo! Se essa tendência continuar, a maior tempestade do sistema solar poderá desaparecer nos próximos 20 anos!
A corrente de jato é um intenso escoamento do ar no alto da troposfera. Esses fortes ventos estão presentes em ambos os hemisférios e sopram de oeste para leste. A corrente de jato é extremamente importante para o desenvolvimento de sistemas meteorológicos e para o tráfego aéreo.
Já imaginou a Terra completamente coberta por gelo? Isso pode ter acontecido repetidas vezes entre 740 e 580 milhões de anos atrás segundo a hipótese Terra Bola de Neve. Esse período de congelamento e descongelamento pode ter relação com o surgimento da vida complexa no nosso planeta.
Cientistas de várias partes do mundo fizeram um alerta: para combatermos o aquecimento global, não só devemos reduzir as emissões de gases de efeito estufa, mas também temos que reformular nossas dietas! A solução é uma dieta com menos carnes e mais vegetais!
O relâmpago bola é um fenômeno estranho, misterioso, raro e que já foi confundido com objetos voadores não identificados (OVNIs) ou algum tipo de atividade paranormal. A complexidade do fenômeno despertou a curiosidade de cientistas da UFPE que já apresentaram uma possível explicação.
A onda de frio experimentada pelo Brasil na última semana trouxe a tona um debate muito polêmico: se existe um aquecimento global, por que temos dias muito frios? Os dias frios refutam a teoria do aquecimento global?
O clima da Terra é um sistema movido a energia solar. Globalmente, ao longo do ano, o sistema terrestre (continentes, oceanos e atmosfera) absorve uma média de cerca de 240 watts de energia solar por metro quadrado. A luz solar absorvida é destinada a inúmeros processos.
Esta semana, uma forte massa de ar polar atingiu o Brasil causando uma forte queda de temperatura com precipitação de neve em alguns pontos do sul do país. Mas você sabe em quais condições os flocos de neve são formados?
Dados inéditos de paleoprecipitação mostram que a posição da Zona de Convergência Intertropical também é influenciada pela temperatura de superfície do mar do Atlântico Sul. A descoberta traz um novo olhar sobre este cinturão de chuvas, que é fundamental para o abastecimento hídrico do Nordeste.
O planeta Terra tem sofrido um aquecimento expressivo desde o final dos anos 50, porém ao analisarmos a média da temperatura global nos deparamos com um aumento de aproximadamente 1ºC. Parece um valor pequeno, mas extremamente impactante na escala global.