Aquecimento global poderá dificultar a previsão do tempo

Atualmente já sabemos que as previsões do tempo possuem um horizonte limitado de confiabilidade, ficando cada vez mais incertas quanto mais longe tentamos enxergar no futuro. Para piorar, o aumento das temperaturas poderá tornar isso ainda mais difícil.

previsão do tempo
A capacidade de prever o tempo com vários dias de antecedência poderá ser comprometida com o aquecimento das temperaturas, de acordo com novo estudo.

Um novo estudo feito por pesquisadores da Universidade de Stanford, Estados Unidos, mostra que o aumento das temperaturas no planeta poderá aumentar a imprevisibilidade do tempo sobre as latitudes médias. Ou seja, as mudanças climáticas, além de implicar num aumento da frequência e severidade dos eventos extremos climáticos, tornará o clima ainda mais difícil de prever, piorando nossa capacidade de se preparar com antecedência para eventos como inundações extremas, tempestades e ondas de calor!

Por mais que os conhecimentos científicos e avanços tecnológicos tenham permitido nos últimos anos que tenhamos certa previsibilidade dos movimentos atmosféricos, essa previsibilidade é limitada, por questões matemáticas e também pela complexidade do próprio sistema climático terrestre. Nas latitudes médias, os fluxos atmosféricos são ainda mais complexos devido a interação de ondas de escala planetária com sistemas de escala menor, como tempestades e frentes frias.

Com uma diminuição da janela de confiabilidade das previsões, os meteorologistas terão maior dificuldade em emitir alertas para a população. Foto:NOAA.

Hoje em dia podemos considerar confiável uma previsão do tempo num alcance de até 10 dias. A partir desse limite de horizonte as previsões são incertas e podem carregar erros, devido a limitações computacionais e possíveis erros nas condições iniciais que podem ser amplificados com o passar do tempo de previsão - o chamado Efeito Borboleta, apresentado por Edward Norton Lorenz em 1963.

Parece que climas mais frios são inerentemente mais previsíveis do que os mais quentes - Aditi Sheshadri, cientista atmosférica da Universidade de Stanford e principal autora do artigo.

A pesquisa publicada na revista científica Geophysical Research Letters, que foi baseada em simulações numéricas do sistema terrestre considerando diferentes fatores, indica que o horizonte de previsões precisas em latitudes médias fica várias horas mais curto a cada grau de aquecimento do planeta. Um horizonte mais curto de previsão confiável implicaria em um menor tempo de preparo e mobilização no caso de eventos severos.

No caso da precipitação, uma das variáveis meteorológicas com maior impacto para a sociedade em geral na previsão do tempo, a previsibilidade cai cerca de um dia a cada 3°C de aumento na temperatura. Para temperatura e vento, o efeito é mais ameno, com um dia de previsibilidade perdido a cada 5°C de aquecimento.

Atualmente a temperatura média global já aumentou 1.1°C desde o final do século 19. Entretanto, já é bem conhecido que esse aquecimento não ocorre de forma uniforme pelo planeta, algumas regiões aqueceram mais que a média global, enquanto outras aqueceram menos. Os novos resultados dessa pesquisa indicam um horizonte de tempo mais curto para previsões meteorológicas confiáveis nesses lugares que aquecem muito além da média.

As descobertas reveladas por esse estudo, embora ainda não sejam conclusivas, sugerem que o aumento das temperaturas do planeta reduzirá o quão longe os meteorologistas podem ver o tempo futuro. Isso limitará ainda mais a capacidade desses profissionais de fornecer previsões precisas e emitir alertas para preparar a população com um bom período de antecedência.