O incrível efeito de lótus: conheça este fenômeno!

Certamente, você já ouviu falar da flor-de-lótus, mas, sabia que esta planta foi inspiração para o nome de um incrível fenômeno científico cujas características deram origem à criação de materiais impermeáveis? Descubra mais aqui!

A flor-de-lótus (Nelumbo nucifera) é uma das mais exuberantes plantas aquáticas existentes na natureza. Nativa da Ásia, ela é detentora de um significado religioso que representa a pureza espiritual e o renascimento, associado à característica hidrofóbica das suas folhas. A folhagem mantém a planta limpa no seu habitat natural, que é sujo e poeirento, ao repelir toda a água que entra em contato com a sua superfície. As gotículas de água deslizam e carregam consigo poeiras, partículas e agentes patogênicos.

Estudos realizados para se entender o fenômeno concluíram que as características hidrofóbicas da flor-de-lótus existem graças às suas estruturas micrométricas (rugosidade) e nanométricas (tapete de pêlos), e são reforçadas pela composição química da folha. Outras plantas também tem essa característica, como as folhas de Tropaeolum, de couve, de Phragmites, de Colocasia esculenta (a do vídeo abaixo) e de Verbascum thapsus. Certos animais também - como os patos, especificamente em suas penas - e muitos insetos.

Os materiais impermeáveis, inspirados na flor-de-lótus, possuem características hidrofóbicas. São classificados conforme o ângulo formado pela água quando entra em contato com a superfície do material. Graças ao ângulo de contato (>150°), à composição química do material e às características antiaderentes (alta rugosidade), ao escorrer, a gota acaba arrastando as sujeiras e desencadeando o fenômeno da super hidrofobia.

Estas características chamaram a atenção de acadêmicos e da indústria devido ao potencial das suas aplicações práticas, como a auto-limpeza, anti-corrosão, anti-congelamento, separação de óleo e água e redução do atrito, entre outras. Em vários materiais diferentes, podemos encontrar a aplicação destas características, tais como tecidos, tintas e revestimentos. Trata-se de uma opção ambientalmente adequada, dado que os materiais com auto-limpeza contribuem para a redução do número de lavagens e da utilização de produtos de limpeza.

youtube video id=DcbYqY3HTJQ