Ciência

A Camada de Ozônio está se recuperando

A ultima avaliação a respeito da camada de ozônio, feita pela Organização Meteorológica Mundial (OMM), indica que a camada de ozônio está se recuperando, graças as metas estabelecidas pelo Protocolo de Montreal!

O que é um rio atmosférico?

Típico das latitudes médias, os rios atmosféricos são importantes para o ciclo hidrológico do planeta, mas também podem ser uma ameaça potencial quando o assunto é inundações. Alguns países como Chile, Estados Unidos e Reino Unido são afetados pelo sistema.

O que polui mais: uma vaca ou um carro?

O gado bovino é uma grande fonte de emissão de metano para a atmosfera e para o aquecimento global, porém, é justa a má reputação atribuída a ele?

Existe Monção na América do Sul?

Um sistema de monção é definido como uma reversão sazonal na direção do vento que ocasiona em uma transição do período seco para o chuvoso. Devido a esta definição, no passado não era considerada a presença de um sistema de monção na América do Sul.

Duas grandes perdas na Ciências do Mar

A comunidade de cientistas do mar ficou desfalcada nesse segundo mês de 2019, com a morte de Walter Munk, o "Einstein dos Oceanos" e Wallace Broecker, o "pai" do aquecimento global. Os dois são responsáveis por grandes achados na oceanografia e áreas afins.

O legado da missão Opportunity em Marte

Após 15 anos de exploração a missão Opportunity chega ao fim. Essa missão se tornou um ícone no campo da exploração planetária, e nos mostrou Marte úmido e potencialmente habitável no passado.

O que é a Oscilação Antártica?

O sistema climático é composto por inúmeras oscilações que interagem entre si de maneira caótica para produzirem o tempo e o clima que sentimos. A Oscilação Antártica por exemplo, é de extrema importância para a circulação extratropical do Hemisfério Sul.

Os sistemas precipitantes de verão no Brasil

Na maior parte do Brasil, os mais altos valores pluviométricos ocorrem durante os meses do verão. Isso se deve a um conjunto de sistemas meteorológicos que atuam em diferentes escalas de espaço e tempo.

O efeito da brisa marítima na Grande São Paulo

Mesmo sendo gerada a 50 quilômetros de distância e 700 m serra abaixo, no litoral paulista, a brisa marítima se propaga até São Paulo. Os efeitos da brisa marítima na região metropolitana estão principalmente associados a chuvas e dispersão de poluentes.

O aquecimento dos oceanos está deixando as ondas mais fortes

Um estudo inédito mostra evidências dos efeitos do aquecimento global nas ondas de superfície do oceano. A energia das ondas está aumentando e isso precisa ser levado em conta nas análises de impacto das mudanças climáticas nas zonas costeiras.

Ilha de calor urbana: o efeito das cidades no clima

A urbanização das grandes cidades é responsável por um efeito no clima local chamado de Ilha de Calor Urbana. Esse efeito é responsável pelo agravamento das ondas de calor nos grandes centros urbanos do Brasil, como São Paulo e Rio de Janeiro.

233 234 235 236 237