82 minutos! Eclipse lunar recorde em 2025 acontecerá nas próximas semanas
Eclipse lunar mais longo de 2025 acontecerá nas próxima semanas e poderá se visto em partes da África e da Oceania. Saiba mais sobre o eclipse!

Eclipses lunares ocorrem quando a Terra se posiciona diretamente entre o Sol e a Lua fazendo com que a sombra da Terra seja projetada sobre o satélite natural. Durante um eclipse total, toda a Lua entra na parte mais escura da sombra terrestre chamada de umbra. Quando isso acontece, a Lua adquire tons avermelhados devido à dispersão da luz solar pela atmosfera da Terra. Esse fenômeno é conhecido popularmente como Lua de Sangue.
Em média, acontecem de dois a três eclipses lunares por ano que podem ser totais, parciais e penumbrais. Alguns anos podem chegar até cinco eclipses lunares enquanto outros anos não possuem nenhum. No ano de 2025, dois eclipses lunares estavam previstos, sendo o primeiro o que aconteceu em março e o segundo o que acontecerá em setembro. Além dos eclipses lunares, a Nasa também divulgou que no ano de 2025 tinha previsão de dois eclipses solares, um aconteceu no início do ano e o próximo também acontecerá em setembro.
O eclipse lunar total que ocorrerá em 8 de setembro de 2025 será o evento com maior duração do ano, com aproximadamente 82 minutos. Ele poderá ser observado em países da África e da Oceania. A longa duração desse eclipse o torna um evento raro, e será importante para astrônomos conseguirem coletar dados que ajudarão a compreender melhor a órbita e a iluminação do satélite natural.
Eclipse lunar
Um eclipse acontece quando um corpo fica localizado entre dois de forma que a sua sombra é projetada. Um eclipse solar acontece quando a sombra da Lua é projetada na Terra enquanto um eclipse lunar acontece quando a sombra da Terra é projetada na Lua. Durante esse fenômeno, a Lua pode passar parcialmente ou totalmente pela sombra da Terra, chamada de umbra, causando mudanças visíveis em seu brilho e cor.
Existem diferentes tipos de eclipses lunares: total, parcial e penumbral. No eclipse total, toda a Lua fica na sombra mais escura da Terra adquirindo uma coloração vermelha. Já no parcial, apenas uma parte é obscurecida e no penumbral, a Lua passa pela parte mais clara da sombra, causando apenas um leve escurecimento. Como não tem luz solar direta, os eclipses lunares são eventos que podem ser observados a olho nu.
Maior eclipse lunar de 2025
No dia 8 de setembro de 2025, acontecerá o eclipse mais longo do ano, quando a Lua ficará completamente imersa na sombra da Terra por 82 minutos. Esse será um eclipse lunar total e o segundo eclipse do ano, onde o primeiro aconteceu em março desse ano. No final de setembro também acontecerá um eclipse solar que também será o segundo eclipse solar do ano.
O evento será visível em grande parte da Europa, África e Oceania e o horário que acontecerá dependerá do local. Na Austrália, o ápice poderá acontecer entre 1h e 3h da manhã, já em alguns países da África, acontecerá entre 19h30 e 22h. Para acompanhar todo o eclipse é recomendado que comece a observação uma hora antes do momento esperado para o ápice.
O que é a Lua de Sangue?
Como esse será um eclipse lunar total, a Lua terá uma coloração avermelhada porque a luz solar passa pela atmosfera terrestre. Quando a luz passa pela borda da atmosfera da Terra, a luz é refratada e filtrada de forma que parte do espectro azul é absorvida. Com isso, apenas a luz com comprimentos de onda avermelhados conseguem atravessar e chegar até a superfície lunar deixando avermelhada.

A Lua de Sangue é um fenômeno que ocorre durante um eclipse lunar total, quando a Terra se posiciona entre o Sol e a Lua, bloqueando a luz direta do Sol. Nesse alinhamento, apenas a luz solar que passa pelas bordas da atmosfera terrestre chega à Lua, sendo refratada e filtrada. A intensidade e a tonalidade do vermelho podem variar conforme a quantidade de poeira, nuvens ou poluição presentes na atmosfera.
Recordes históricos
Apesar desse eclipse de setembro quebrar um recorde do ano, ele não é o eclipse mais longo já registrado. O maior eclipse lunar total do século XXI ocorreu entre os dias 27 e 28 de julho de 2018, com duração de 1 hora e 43 minutos. Isso aconteceu pelo fato de a Terra estar próxima do afélio, seu ponto mais distante do Sol, o que fez a sombra terrestre se tornar maior e prolongar o eclipse.
O de 2018 foi o eclipse lunar total mais longo, enquanto em 2021 aconteceu o eclipse lunar parcial mais longo. O eclipse parcial aconteceu entre 18 e 19 de novembro de 2021 e durou 3 horas, 28 minutos e 23 segundos, sendo o maior eclipse parcial em quase 600 anos. No futuro, o eclipse lunar total mais longo acontecerá em 12 de maio de 2264, com duração de 106 minutos e 13 segundos, superando qualquer eclipse total desde 2000 e permanecendo como recorde até o ano 3107.