ZCIT: Chuva não dá trégua no centro-norte do Brasil

Primeira quinzena de abril termina com registros de chuva persistente e volumosa em áreas do centro-norte do Brasil. Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) já sustenta anomalias positivas de precipitação especialmente em pontos da região Norte.

A Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) marca o encontro dos ventos alísios que sopram de leste, tanto no Hemisfério Norte quanto no Hemisfério Sul, o que favorece a formação das nuvens carregadas nos extremos da região Norte e da região Nordeste dependendo da época do ano.

O encontro dos ventos alísios ocorre em baixos níveis, ou seja, próximo à superfície. A ZCIT ocorre ao longo da faixa equatorial.

Segundo dados do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC), o volume registrado desde o início do mês de abril até agora são expressivos e passam da casa dos três dígitos em muitas localidades do Norte e do Nordeste, em especial no noroeste do Amazonas, noroeste do Pará, Roraima e norte do Amapá, aonde aliás, a precipitação acumulada na primeira metade do mês já é superior a média climatológica de abril.

Na segunda quinzena de abril, a previsão é de mais chuva sobre o centro-norte brasileiro. Volumes expressivos ainda são esperados especialmente em pontos desde o noroeste do Amazonas até o norte do Maranhão e partes do Piauí. Atenção ao nível dos rios que deve subir ainda mais podendo afetar famílias ribeirinhas.

youtube video id=7xzol2MvdzY