Vulcão indonésio entra em erupção forçando milhares a fugir

Um vulcão na província indonésia de Nusa Tenggara entrou em erupção neste domingo (29), espalhando cinzas e fumaça a até quatro quilômetros de altura e forçando mais de 2.700 residentes a buscar refúgio.

Lewotolo
A nuvem de cinzas do Monte Ile Lewotolo se estende por quilômetros no céu

O Monte Ili Lewotolo, na Indonésia, entrou em erupção neste domingo (29), liberando uma coluna de fumaça e cinzas de 4 km no céu, acionando um alerta de voo e o fechamento do aeroporto local. O vulcão está situado na província de Nusa Tenggara, a cerca de 2.500 km a leste da capital da Indonésia, Jacarta. A Indonésia tem quase 130 vulcões ativos, mais do que qualquer outro país, e embora muitos mostrem altos níveis de atividade, pode levar semanas ou até meses antes de uma erupção.

Não houve relatos de feridos ou danos causados pela erupção em uma parte remota do arquipélago do sudeste asiático. Mas as autoridades elevaram o status de alerta do vulcão ao seu segundo nível mais alto, alertando sobre possíveis fluxos de lava. As pessoas são aconselhadas a não realizar nenhuma atividade em um raio de 4 km da cratera. O Centro de Vulcanologia e Mitigação de Riscos Geológicos do país disse em seu site que a área próxima ao vulcão provavelmente será inundada com "nuvens quentes, fluxo de lava, avalanche de lava e gás venenoso".

Você pode se interessar por: “Plumas de poeira africana cobrem o Caribe

De acordo com o centro de vulcanologia, a erupção e a emissão de cinzas "ainda estavam em andamento" na tarde de domingo, com a nuvem de cinzas se movendo em duas direções: a pluma de nível inferior está se movendo para o oeste e a pluma de nível superior está se movendo para leste em direção à costa norte da Austrália.

O vulcão foi elevado ao segundo nível mais alto no sistema de alerta de quatro níveis da Indonésia. Existem apenas três outros vulcões com este nível. Entre eles estão o vulcão Merapi, na ilha de Java, e Sinabung, na Sumatra, que entrou em erupção este mês.

No final de 2018, Anak Krakatau, um vulcão no estreito entre as ilhas de Java e Sumatra, entrou em erupção e causou um deslizamento de terra que desencadeou um tsunami, matando mais de 400 pessoas. Em agosto, o vulcão Monte Sinabung, na província de Sumatra do Norte, na Indonésia, lançou uma vasta nuvem de cinzas e poeira ao longo de 4.8 km no céu e mergulhou as aldeias locais na escuridão. O vulcão esteve adormecido por mais de 400 anos, até uma erupção em 2010 em que duas pessoas morreram. Desde então, várias erupções ocorreram.