Plumas de poeira africana cobrem o Caribe

A poeira da África pode afetar a qualidade do ar em lugares tão distantes quanto as Américas do Norte e do Sul se for misturada ao ar próximo ao solo. Mas a poeira desempenha um papel ecológico importante, como fertilizar solos na Amazônia e construir praias no Caribe.

poeira do saara
A fotografia do astronauta ISS063-E-32223 foi adquirida em 23 de junho de 2020, com uma câmera digital Nikon D5 usando uma lente de 400 milímetros e é fornecida pelo ISS Crew Earth Observations Facility e pela Earth Science and Remote Sensing Unit, Johnson Space Center.

Os astronautas da Estação Espacial Internacional (ISS) podem observar as condições atmosféricas e fenômenos em escala global. Desta vez, uma equipe de astronautas fez um incrível registro da natureza a mais de 1800 km de distância usando uma lente de longa distância de 400 mm. Foi possível detectar tempestades se desenvolvendo e sobre a Ilha de Andros e detalhes das águas rasas do mar conhecidas como Grande Banco das Bahamas.

Além das tempestades gigantescas, uma longa pluma cinza-amarronzada de uma nuvem de poeira cobre o Mar do Caribe e o Oceano Atlântico. A névoa é tão densa que obscurece completamente a ilha de Cuba da visão do astronauta. Dois dias depois que esta foto foi tirada, as pessoas em terra em Cuba viram o Sol significativamente ofuscado pela névoa empoeirada.

Essa enorme massa de poeira havia sido retirada dez dias antes das vastas superfícies arenosas do deserto do Saara ocidental. A pluma de poeira se estendeu pelo Oceano Atlântico a partir do noroeste da África, a uma distância de mais de 7.000 quilômetros (4.200 milhas). Dois dias antes dessa foto, um astronauta fez uma imagem da mesma massa de poeira sobre o oceano aberto; a superfície do mar estava completamente obscurecida da vista por centenas de quilômetros.

Os cientistas estão profundamente interessados nas plumas de poeira do Saara porque são conhecidas por diminuir o desenvolvimento de furacões. Os fortes ventos de alto nível, que podem transportar poeira por grandes distâncias, também podem efetivamente cortar o topo das tempestades que se formam antes que se transformem em furacões. O ar seco do deserto também reduz o teor de umidade do ar que encontra no oceano aberto. Isso reduz a umidade do ar que forma nuvens e energiza os furacões. Esta foto sugere a diferença entre essas massas de ar: Em contraste com as tempestades na ilha tropical de Andros, há apenas uma pequena nuvem cumulus dentro da massa de poeira.

O evento de poeira em junho de 2020 estava entre os mais densos sobre o Oceano Atlântico desde o ano 2000, conforme revelado por esta compilação de cargas mensais de poeira e fumaça. Em 1994 e 2001, os astronautas tiraram fotos de plumas de poeira menos densa do Saara sobre a mesma região.

O Programa da Estação Espacial Internacional apoia o laboratório como parte do Laboratório Nacional da ISS para ajudar os astronautas a tirar fotos da Terra que serão de maior valor para os cientistas e o público, e para disponibilizar essas imagens gratuitamente na Internet. Imagens adicionais tiradas por astronautas e cosmonautas podem ser vistas no Portal da NASA/JSC para Fotografia de Astronautas da Terra.