Vulcão de lama: erupção surpresa provoca emergência na Colômbia

Surpreendentemente, um vulcão de lama entrou em erupção na Colômbia. Há evacuados, um ferido e a área fica sob alerta e monitoramento. Revisamos os vídeos que mostram esse fenômeno em particular e contamos tudo sobre essas formações.

vulcão de lama
Esses tipos de explosões de lama fervente podem causar uma ejeção violenta de blocos, causar incêndios ou deslizamentos de terra.

Durante a noite de sábado, 29 de maio, começaram a chegar vários telefonemas de alerta ao Conselho Municipal de Gestão de Irrigação de Necoclí, departamento de Antioquia, Colômbia. Os habitantes desta comunidade informaram às suas autoridades, com grande preocupação e urgência, que uma série de explosões surpreendentes de gases, lama fervente e cinzas, saíram violentamente de uma cratera, o que causou pelo menos um ferimento.

Diante da emergência, o Corpo de Bombeiros Voluntários e a Defesa Civil compareceram ao local, por decisão dos diretores da corporação ambiental e dos prefeitos locais, procederam à evacuação preventiva de 26 famílias, que tiveram que abandonar suas casas.

Foi necessário transferir imediatamente pelo menos 150 pessoas da zona de Palmares de Ceniza, perto do vulcão de lama, para uma escola rural em Piedrecita, onde receberam todos os cuidados e ajuda humanitária necessários. O abrigo foi habilitado após a realização de um conselho de gestão de risco de emergência. Além disso, as autoridades esclareceram que será solicitada uma avaliação ao Departamento de Gestão de Riscos de Antioquia (Dagran).

A Prefeitura de Necoclí espera que Dagran envie um geólogo especialista para determinar se é seguro ou não para as famílias evacuadas de forma preventiva voltarem para suas casas. Da entidade explicam que serão necessários alguns estudos geológicos específicos sobre a região, porque este não é o único vulcão da zona.

O monitoramento está ativado

Este tipo de explosão de lama fervente pode gerar uma expulsão violenta de blocos, causar incêndios ou deslizamentos de terra, em decorrência da atividade sísmica local registrada durante o evento. Tendo em conta esta informação, as autoridades recomendaram aos habitantes de sete municípios que residem perto destes vulcões de lama, restringir a presença de pessoas num raio de 250 a 400 metros em torno dos centros destas crateras, tanto ativas como inativas. Enquanto isso, continuam o monitoramento, para evitar que diante de uma possível erupção súbita mais pessoas sejam colocadas em risco, iniciaram os trabalhos nos vulcões que mostraram atividade nas últimas três décadas.

Foi então ativado o monitoramento dos vulcões de lama em Cartagena, trabalho da equipe de Risk Knowledge e da Universidade de mesmo nome, realizará a tarefa de forma aérea com drone, enquanto outro grupo tentará se aproximar por terra, apesar de as condições de acesso difícil.

Dada a intensa atividade em Necoclí, o trabalho de prevenção muito necessário começou a avaliar a situação de 13 pontos de atividade diapírica na jurisdição de Cartagena e nas proximidades, como: El Rodeo e Membrillal em Bayunca, Yerbabuena em Pontezuela e o ponto do vulcão subaquático Perto da costa de Punta Canoa.

Os vulcões Pontezuela 2, La Guayacana em Punta Canoa, Barú, e uma série de vulcões localizados entre Bayunca e Arroyo de Piedra, conhecidos como: Arroyo Carabajal, Don Juan, Loma Grande, Guayabita e Juan II, também estarão sob inspeção. Isso servirá aos geólogos para atualizar os dados e, com essas informações coletadas, atualizar os mapas de risco do distrito e a estratégia de resposta a emergências atual.

Não são realmente "vulcões"

Esses “vulcões de lama” são na verdade formações no relevo com um cone baixo e uma cratera, mas sua origem não está relacionada a formações vulcânicas (com poucas exceções). São emissões de gases (como metano, às vezes dióxido de carbono e nitrogênio), com uma mistura de sólidos finos suspensos em hidrocarbonetos líquidos e outros líquidos que podem incluir água. Essas formações geológicas estão principalmente relacionadas a campos de petróleo.

Vulcão de lama
Essas formações geológicas estão principalmente relacionadas a campos de petróleo, sua origem não está relacionada a formações vulcânicas.

São respiradouros que apresentam erupções de lama, sedimentos, vapores, pedras, água fervente, mas sem lava, e são expelidos de depósitos profundos para o exterior. Essas aberturas na superfície geralmente têm temperaturas muito mais frias que as dos processos vulcânicos, e suas maiores estruturas podem atingir cerca de 10 km de diâmetro e atingir 700 metros de altura.

Não é tão popular, mas há muitos

Os “vulcões” de lama são típicos da zona de subducção na região do Caribe colombiano, por exemplo, que se estende do Urabá Antioqueño até a península de La Guajira, onde as manifestações de vulcanismo de lama ocorrem em uma faixa de rochas chamada Cinturão de Sinú, que se estende do Golfo do Urabá até a região de Barranquilla, passando por áreas terrestres e marinhas, segundo especialistas.

Aproximadamente 700 "vulcões" de lama são conhecidos mundialmente, mas a concentração mais alta (cerca de 300) é encontrada ao redor do Mar Cáspio.

Mas não é a única área do mundo que apresenta essas formações, como dissemos, esses "vulcões" ocorrem em várias regiões do planeta e são mais frequentes em países onde também existem depósitos de óleo e gás próximos a falhas tectônicas, como Colômbia, Venezuela, Trinidad, Yellowstone, China, Paquistão e países do sudeste asiático, entre outros.