As curiosas nuvens da Islândia formadas pela recente erupção

No dia 30 de abril de 2021, no sudoeste da Islândia, surgiram algumas nuvens onduladas e bonitas, mas elas são relativamente comuns. Então, o que torna estas aqui tão únicas e interessantes? Te contamos aqui!

erupção; vulcão; nuvem; clima; Islândia; Terra
Nuvens e vulcões: de que forma eles se conectam?

As nuvens onduladas são uma componente visível das ondas atmosféricas. A sua origem pode ser devido a fatores como a topografia, um iceberg, uma ilha ou um vulcão ou quando uma massa de ar é forçada a subir sobre um obstáculo (como uma montanha). De acordo com o pesquisador Bastiaan Van Diedenhoven, do SRON Netherlands Institute for Space Research, a explicação razoável para o padrão de nuvens visível em 30 de abril é um vulcão. Outros padrões semelhantes foram detectados em 2020.

Alguns cientistas sugerem que as nuvens podem ter sido influenciadas pela erupção do Fagradalsfjall, um vulcão localizado na Península de Reykjanes, na Islândia. Se for o caso, as nuvens onduladas na atmosfera foram formadas pela colisão de diferentes massas de ar e não pela topografia.

"A diferença de densidade entre o ar aquecido pelo vulcão e o ambiente circundante é, muito provavelmente, a responsável pela formação de turbulência através de ondas de Kelvin que se propagam na direção do vento", disse Jean-Paul Vernier, um cientista atmosférico do programa Applied Sciences Disasters da NASA.

Vamos relembrar a erupção que ocorreu em 19 de março: um vulcão localizado no vale de Geldingaladur, perto da montanha de Fagradalsfjall, entrou em atividade na península de Reykjanes, sudoeste da Islândia, às 20h45 (hora local). Quase dois meses depois, o vulcão continua em atividade e pode ter influenciado a formação das nuvens onduladas. Isto fica mais evidente quando comparamos as imagens com cores naturais e com cores falsas, obtidas via satélite, mostradas no tweet abaixo.

A imagem de cores naturais à esquerda, obtida do Landsat 8, pelo Operational Land Imager (OLI), mostra como as nuvens surgiram por volta do meio-dia local em 30 de abril de 2021. Posteriormente, durante a noite neste mesmo dia, o OLI obteve uma imagem em cores falsas da mesma área (direita), que mostrava as emissões de luz infravermelha da erupção do Fagradalsfjall.

A erupção pode ter influenciado as nuvens onduladas

Embora não esteja em uma fase de erupção explosiva, o sistema vulcânico tem expelido muita lava desde o início de sua erupção, no final de março. A atividade de um dos cones intensificou-se no final de abril, com fontes de lava atingindo centenas de metros de altura no ar.

As nuvens onduladas foram, provavelmente, influenciadas pela erupção. Quem sugere fortemente isto é Throstur Thorsteinsson, um cientista da Universidade da Islândia. Nos primeiros dias de maio, a erupção teve uma atividade ainda mais intensa, começando um processo de pulsação vulcânica – isto é, iniciando e parando em intervalos de minutos. A pluma decorrente das quentes explosões produziu, então, tal padrão único na atmosfera.