Tufão Hagupit atinge o leste da China

Após um mês de calmaria, ciclones tropicais voltaram a se formar no Oceano Pacífico Oeste. Entre eles o Tufão Hagupit, o segundo da temporada de tufões do Pacífico desse ano, que atingiu a costa leste da China nessa segunda-feira.

Tufão Hagupit
Imagem de satélite registra aproximação do tufão Hagupit na costa leste da China na segunda-feira, 3 de agosto. Imagem: RAMMB/CIRA.

Logo após a Agência Meteorológica do Japão (JMA, sigla em inglês) confirmar que o mês de julho desse ano foi o primeiro a não registar a ocorrência de tufões no Pacífico Oeste, a primeira vez que isso acontece desde o início dos registros da agência em 1951, o mês de agosto já começou provando que essa calmaria não será mantida!

No final do mês de julho a JMA começou a monitorar dois sistemas tropicais, um no Mar Meridional da China e outro no Oceano Pacífico, a leste das Filipinas. No sábado, primeiro dia de agosto, a JMA anunciou a formação da Tempestade Tropical Sinlaku, no Mar Meridional da China, e a Tempestade Tropical Hagupit (ou Dindo, nome dado pela agência meteorológica das Filipinas), no Mar das Filipinas.

Sinlaku não ganhou muita força no mar da China, atingindo o norte do Vietnã ainda como tempestade tropical no domingo (02). Ao encontrar as altas montanhas vietnamitas, a tempestade rapidamente perdeu força e caiu para a classificação de depressão tropical. Apesar de não ser tão intensa, Sinlaku levou ventos fortes, chuvas volumosas e inundações à diversas províncias do Vietnã, Laos e Tailândia. As inundações repentinas causadas pela tempestade causaram a morte de 2 pessoas na Tailândia e outras 2 no Vietnã.

Enquanto Sinlaku atingia o Vietnã no domingo, a Tempestade Tropical Hagupit ganhava força no Mar das Filipinas, ao sul de Okinawa, Japão, se tornando uma tempestade tropical severa no final do dia. Na segunda-feira (03) o sistema seguiu sua trajetória para noroeste, em direção a costa leste da China, ganhando ainda mais força, até que evoluiu para um tufão de categoria 1 ao norte da ilha de Taiwan, com ventos de 120 km/h.

Na madrugada de terça-feira (horário local) Hagupit tocou o solo na província chinesa de Zhejian, com ventos de mais de 100 km/h. Os ventos fortes serão responsáveis pelo avanço do mar nas regiões costeiras do leste do país, o que acarretará inundações.

Essas inundações ainda podem ser agravadas pelas fortes chuvas. São previstos acumulados da ordem de 50 a 100 mm para as províncias de Zhejiang, Fujian, Anhui e Jiangxi ao longo dessa terça-feira, com alguns locais podendo superar 200 mm. Xangai, a capital financeira da China, também deverá ser afetada pelo tufão.

Haigupit deverá causar inundações em regiões que já sofreram com inundações e chuvas históricas nos meses junho e julho, que afetaram milhões de pessoas e deixaram mais de 140 mortos.

A temporada de tufões do Pacífico tem sido relativamente tranquila neste ano, com uma atividade de sistemas tropicais abaixo da média esperada. Até o momento foram registrados 6 ciclones tropicais, incluindo 2 tufões, Hagupit e o Tufão Vongfong, que atingiu as Filipinas em maio.