Inundações na China: 12 mortes e centenas de milhares de desabrigados

Dezenas de pessoas morreram e centenas de milhares tiveram que abandonar as suas casas devido às chuvas torrenciais que provocaram inundações no centro e sul da China.

Após chuvas torrenciais na semana passada, mais de 220.000 pessoas tiveram que fugir de suas casas devido às inundações no centro e no sul da China, onde mais de 12 mortes foram registradas. Os moradores tiveram que procurar abrigo de emergência e mais de 2 milhões de pessoas na China foram afetadas. O tweet abaixo mostra a extensão das inundações na cidade de Guilin, em Guangxi, uma região autônoma ao sul do país, conhecida por seus impressionantes rios e cavernas.

Com mais de 1000 casas destruídas, estima-se que os danos custem pelo menos US$ 550 milhões, segundo o Ministério de Gerenciamento de Emergências do país.

As principais regiões atingidas foram Guangxi, onde seis pessoas morreram e uma desapareceu, e a província de Hunan, onde sete morreram e alguém também desapareceu.

Em 7 de Junho, a ponte Jiaxiu, no condado de Yangshuo, Guangxi, foi inundada e submersa, onde os veículos estavam presos, com ressurgimento 3 dias depois. Na mesma região, uma casa de 3 andares desabou, como mostram as imagens dramáticas abaixo.

Geralmente, as inundações sazonais causam danos todos os anos nas regiões mais baixas dos principais sistemas fluviais da China. As autoridades tentaram reduzir os problemas com barragens na região do reservatório das Três Gargantas ao longo do rio Yangtze. Os rios Yangtze e Pearl transbordaram.

A pior inundação recente da China foi em 1998, mais de 2000 pessoas morreram quando 3 milhões de casas foram destruídas.