Violenta tempestade deixa mortos e destruição no leste da China

Uma forte tempestade varreu a cidade de Nantong, na província oriental chinesa de Jiangsu. Os fortes ventos, que ultrapassaram a marca de 160 km/h, causaram muitos estragos, arrastaram estruturas e provocaram a morte de 11 pessoas.

Tempestade China
A tempestade que atingiu a cidade chinesa de Nantong deixou um grande rastro de destruição na noite da última sexta-feira (30). Foto: STR/AFP.

Uma forte tempestade varreu o delta do rio Yangtze, no leste da China, na noite da última sexta-feira (30), causando uma série de estragos e prejuízos. Dentre as localidades mais afetadas está a cidade de Nantong, uma cidade com 8 milhões de habitantes situada próxima a foz do rio Yangtze, localizada na província oriental de Jiangsu, apenas 100 km a norte da cidade de Xangai.

11 pessoas morreram e mais de 100 ficaram feridas em decorrência da tempestade, que varreu a cidade com ventos de mais de 160 km/h

A tempestade chegou com muita força à cidade de Nantong, com pedras gigantes de granizo e ventos muito fortes, com rajadas que chegaram a 162 km/h. Os ventos derrubaram árvores, postes de luz, paredes de edifícios e outros tipos de estrutura, deixando um grande rastro de destruição na cidade.

Mais de 100 pessoas ficaram feridas e 11 morreram em decorrência da queda de árvores e outras estruturas, e algumas chegaram a ser arremessadas nas águas do rio Yangtze. Os ventos chegaram a virar um navio pesqueiro, dois marinheiros foram resgatados e operações de busca ainda estão em andamento para resgatar 9 marinheiros desaparecidos.

Diversos vídeos e imagens, divulgados nas redes sociais, registraram a intensidade dos ventos no momento da tempestade, varrendo a cidade e espalhando grandes destroços. O mais impressionante deles mostra um avião sendo girado pelos ventos enquanto estacionava na pista do aeroporto da cidade.

Muitas casas e edifícios da cidade de Nantong foram seriamente danificados. De acordo com a TV estatal chinesa, mais de 13 mil pessoas em Jiangsu foram afetadas pela tempestade, cerca de 3 050 tiveram que ser evacuadas.

Tempestades de areia

Desde março a China também tem enfrentado outro tipo de tempestade, as tempestades de areia! Por mais que esse tipo de tempestade seja comum nessa época de primavera boreal, as tempestades de areia desse ano têm se mostrado mais intensas e maiores, como a ocorrida em meados de março que chegou a atingir a capital, Pequim, e foi considerada a pior da última década.

A mais recente delas ocorreu no dia 25 de abril, quando uma nuvem de areia gigantesca “engoliu” o condado de Linze, situado na província de Gansu, noroeste da China, cobrindo casas, prédios e fábricas, além de causar diversos acidentes de trânsito devido à baixa visibilidade.