Taiwan: intenso terremoto de 6.9 provoca destruição e alerta de tsunami

Ilha de Taiwan registra forte terremoto neste domingo (18). Os tremores provocaram danos como descarrilhamento de trens e desmoronamento de prédios, além de um alerta emitido para risco de tsunami. Saiba mais detalhes aqui.

terrmoto
Um forte terremoto abalou grande parte de Taiwan neste domingo, derrubando pelo menos um prédio. Foto: reprodução.

A cidade de Chishang, localizada em área rural no sudoeste de Taiwan registrou neste domingo (18) um forte terremoto de magnitude 6.9 com uma profundidade de 10 quilômetros segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos.

Os fortes tremores de terra provocaram muitos danos pela cidade como descarrilhamento de trens, desmoronamento de prédios, deixando alguns feridos também.

Até o momento, são três pessoas presas sob os escombros de um dos prédios que acabou desabando, segundo informou a Agência Central de Notícias (CNA) da ilha. Também foi informado que uma quarta vítima também estava presa sob os escombros, mas conseguiu ser resgatada com vida.

A Agência Meteorológica do Japão informou que o epicentro foi no condado de Taitung que registrou um tremor de magnitude 6,4 na noite do último sábado (17), mas que não houve relatos de vítimas.

O terremoto

O terremoto que atingiu o sudoeste da ilha com magnitude 6.9 derrubou um prédio de baixo nível que abrigava uma loja de conveniência em que tinha trabalhadores dentro. Os trabalhos de resgaste já começaram.

Três vagões de um trem saíram dos trilhos na estação Dongli, no leste de Taiwan, segundo informações da Administração Ferroviária de Taiwan. O acidente aconteceu depois que parte do dossel da plataforma desabou devido aos fortes tremores de terra. Até o momento, sabe-se que cerca de 20 passageiros que estavam a bordo dos vagões foram evacuados.

terremoto
Legenda: Três pessoas estão presas sob os escombros de um dos prédios que acabou desabando com o impacto do terremoto; prejuízos são enormes. Foto: reprodução

Uma escola local também foi afetada, mas até o momento não houve relatos de vítimas, segundo informou o ex-porta-voz presidencial Kolas Yotaka, que está concorrendo as eleições no condado de Hualien. Cerca de 110 soldados foram enviados para ajudar nos esforços de socorro.

A presidente de Taiwan, Tsai Ing-wen, ativou o Centro de Operações de Emergências da ilha devido ao terremoto, onde pediu aos moradores muito alerta para possíveis tremores secundários e novos desmoronamentos.

O risco de um tsunami

Após os tremores de terra no sudoeste de Taiwan, o Serviço Geológico dos Estados Unidos emitiu um alerta para ocorrência de tsunami em um raio de 300 quilômetros na costa da ilha. Em comunicado, os responsáveis alertaram a população que após o terremoto de magnitude 6.9, ondas perigosas eram possíveis de se formar e atingir a região.

terremtoo
Legenda: Moradores foram solicitados pela presidência da ilha a ficar alertas a fim de evitar possíveis tremores secundários. Foto: reprodução.

Vale ressaltar que a ilha de Taiwan fica perto da junção de duas placas tectônicas, tornando-a assim, suscetível a ocorrência de terremotos. Inclusive, em 2016, mais de 100 pessoas perderam suas vidas em um terremoto no sul da ilha. Em 1999, mais de 2 mil pessoas morreram após a ocorrência de um terremoto de magnitude 7,3.

Mortes por tsunamis

O tsunami é uma força da natureza que geralmente costuma originar-se a partir de tremores ocasionados por placas tectônicas em áreas oceânicas. Quando ocorre, ondas gigantescas podem invadir áreas litorâneas e rapidamente destroem tudo o que encontram pela frente.

Por teoria, para ser considerado um tsunami, a onda precisa ter um comprimento superior a 10 quilômetros, tendo um período de formação relativamente lento, cerca de minutos.

youtube video id=zZRR9xhnd_I

Como grande força da natureza e considerado um desastre natural, tsunamis são responsáveis por destruição e mortes por onde passam. É uma invasão de ondas em áreas costeiras muito rápida e destrutiva.

Por isso, os órgãos responsáveis por monitorar tais fenômenos agem tão rapidamente na ocorrência de um terremoto em uma ilha por exemplo, como aconteceu em Taiwan, emitindo o alerta para um possível tsunami.