Caos na Itália: chuva de mais de 400 mm em poucas horas provoca mortes

O mau tempo volta a causar estragos na Itália. As províncias de Ancona e Pesaro-Urbino foram atingidas, e pelo menos 7 mortes foram reportadas na região de Marche devido à inundação. Uma avalanche de água e lama devastou vários países após chuvas recordes de até 420 mm em poucas horas.

Mau tempo volta a causar estragos na Itália. As violentas tempestades que atingiram Marche ontem à noite causaram inundações repentinas que engoliram vários centros habitados nas províncias de Ancona e Pesaro-Urbino. O saldo dessa onda de mau tempo é de pelo menos sete vítimas, mas na manhã de hoje (16) ainda há vários desaparecidos. De acordo com a Proteção Civil na província de Ancona até 400 mm de chuva caíram ontem à noite em um intervalo de tempo de 2-3 horas, enquanto em Cantiano, outro município afetado pela enchente, 420 mm caíram em 7 horas.

Quatro vítimas foram registradas em Ostra (Ancona), uma em Trecastelli (Ancona) e uma em Barbara (Ancona). Na manhã de hoje (16), os bombeiros recuperaram o corpo de um homem que foi atingido pela água enquanto estava em seu carro perto de Bettolelle, uma fração do município de Senigallia.

Na localidade de Bárbara, um dos municípios da província de Ancona atingido pela onda de mau tempo, também está desaparecida uma criança que estava com a mãe no carro, quando foi bloqueado pela água. Em Senigallia o rio Misa ficou inundado antes do amanhecer.

Durante dias, esperava-se uma mudança abrupta do clima na Itália, com a transição das temperaturas do verão - até acima da média para o período - para as temperaturas do final do outono. Eram esperadas fortes tempestades após meses de seca severa. Agora, porém, há controvérsia sobre o alerta meteorológico, que era amarelo e não incluía chuvas tão violentas.

Há semanas, os especialistas alertam para o perigo de um outono de 2022 com eventos extremos na Itália, devido às temperaturas anômalas do Mar Mediterrâneo após o tórrido verão que acabou de terminar. Infelizmente, esses eventos desastrosos de inundação não são um fenômeno novo na Itália, especialmente nos meses de outono. Nos últimos 20 anos, a Itália foi atingida no outono por inúmeras inundações e deslizamentos de terra, com centenas de vítimas.

São várias as causas: por um lado tempestades muito violentas, com centenas de milímetros de chuva que caem em poucas horas, e cuja frequência aumenta com as mudanças climáticas.

Por outro lado, uma geografia particular: a Itália é caracterizada por um território montanhoso que se degrada rapidamente em direção ao mar, com uma faixa de áreas montanhosas muitas vezes formadas por solos argilosos. As condições ideais são criadas para deslizamentos de terra e inundações repentinas de cursos d'água geralmente muito pequenos. Por fim, e não menos importante, a modificação do território pelo homem intervém de forma muito importante.