Situação dramática: chuvas e inundações castigam a região de Emilia Romagna, na Itália

Situação dramática na região de Emilia Romagna, na Itália: enchentes deixam vítimas fatais e desaparecidos. E a previsão é de que o mau tempo continue, com chuvas fortes nas próximas horas. Veja aqui os vídeos.

O mês de maio na Itália continua trazendo um clima severo. Depois de longos meses de seca, chuvas muito fortes estão causando uma grave inundação em Emilia Romagna, uma região que já havia sido atingida por inundações no início do mês. O que explica isso é uma depressão ciclônica, que trouxe chuvas verdadeiramente excepcionais para algumas áreas da Itália, fazendo os rios subirem em pouco tempo.

Os números das enchentes só pioram a cada hora nesta dramática quarta-feira, 17 de maio de 2023: às 16:30h local, já tinham 9 mortos e 13.000 desabrigados.

A situação é dramática e parece piorar a cada hora: hoje, 17 de maio, o número de mortos continua crescendo: às 16h30 já eram 9 mortos. Há milhares de pessoas evacuadas, e nesta tarde o número subiu para 13 mil. Entre as áreas mais afetadas desde ontem à noite está Forlì-Cesena, mas nas últimas horas 14 rios inundaram na área de Bolonha e em toda a Romagna. A situação é muito grave. No vídeo abaixo, a situação ontem em Cesena, onde o rio Savio transbordou.

Na cidade de Cesena foi uma noite muito complicada, com inúmeros resgates de pessoas levadas pelas enchentes. Na cidade de Romagna, as pessoas subiam nos telhados das casas para se salvar.

Também foi afetada novamente a cidade de Faenza (em Ravenna), que já havia sido atingida há alguns dias atrás. O centro histórico, que não foi prejudicado na primeira enchente, desta vez ficou submerso.

Em Faenza, a inundação do rio Lamone deixou a cidade em um estado de medo e com sérias dificuldades. Mas a situação é muito complexa em toda a Emilia Romagna. Novecentas pessoas foram evacuadas até agora na região.

"A área afetada pela inundação é enorme: enfrentamos tanto inundações quanto deslizamentos de terra" - disse Titti Postiglione, vice-chefe do Departamento de Proteção Civil, ao Rai News. "A noite foi decididamente complicada - acrescentou - e a situação crítica não passa, as chuvas vão continuar até o meio-dia". Ainda hoje, um alerta vermelho está ativo em grande parte da região.

Há dias previa-se uma situação crítica na Itália devido à chegada de um distúrbio ciclônico vindo do norte da África, que a Força Aérea chamou de "Minerva".

O ciclone também está trazendo chuvas abundantes para outras áreas do Mar Adriático (uma parte do mar Mediterrâneo) e para a área centro-sul do Mar Tirreno.

Previsão para os próximos dias

Nos próximos dias, infelizmente, uma nova onda de mau tempo afetará mais uma vez as áreas já atingidas.