Rio de Janeiro em crise: temporal provoca caos e mortes

Na noite passada o Rio de Janeiro foi atingido por chuvas torrenciais que trouxeram o caos à cidade na forma de inundações e enxurradas, resultando em ao menos 3 mortes.

youtube video id=VZQ8rJyEwoI

O estado do Rio de Janeiro já havia sofrido com chuvas intensas durante o fim de semana na região de Barra Mansa e Volta Redonda. No entanto, os estragos não foram generalizados e não houveram vítimas fatais. Já o temporal que atingiu a capital na última noite, transformou a cidade em caos.

No fim da tarde de ontem (08) pancadas de moderada intensidade ocorriam pelo estado e já atingia alguns pontos da capital. Nas horas seguintes a chuva passou a ocorrer de forma torrencial transformando as ruas em rios com fortes correntezas. Às 20h55 foi declarado estágio de crise na capital. Os acumulados foram extremamente elevados e ocorreram em apenas 5h: 227 mm na Barra, 220 mm no Jardim Botânico e em Copacabana, e 210 mm na Rocinha e em Alto da Boa Vista. O acumulado para o mês de Abril no Rio de Janeiro fica entre 85 e 170 mm, ou seja, choveu mais que o dobro do esperado em poucas horas.

No início da madrugada, um deslizamento de terra no Morro da Babilônia, no Leme, na Zona Sul da cidade, provocou a morte de duas irmãs, uma de 53 anos e a outra de 55. Um homem, ainda não identificado, que estava com as duas mulheres, também foi soterrado. Na Gávea, um homem de 30 anos caiu da garupa de uma moto e foi arrastado pela enxurrada, morrendo afogado.