Chuvas volumosas causam transtornos em SP e no RJ
A passagem de uma frente fria e a presença de um sistema de baixa pressão contribuiu para chuvas volumosas nos estados de São Paulo e do Rio de Janeiro. Várias cidades sofreram com alagamentos e inundações.

No último domingo (07) a passagem de uma frente fria juntamente com a formação de um sistema de baixa pressão próximo a costa da Região Sudeste, contribuíram a para chuvas torrenciais no estado de São Paulo e no sul do Rio de Janeiro. Segundo os dados das estações do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC) os acumulados no fim de semana ficaram entre 60 e 100m em varias localidades do território paulista. As chuvas de Abril já superam o esperado para o mês em boa parte da Região Sudeste.
Estado de São Paulo
As chuvas no estado de São Paulo foram bastante volumosas e ocorreram em menos de 24h. Na região de Piracicaba o volume de 91 mm (CEMADEN) provocou alagamentos e inundações na região central da cidade, arrastando um carro e causando a queda de duas árvores, sendo que uma atingiu uma residência. O Rio Piracicaba também atingiu nível de alerta para risco de transbordamento. Já no Rio Capivari as comportas foram abertas da barragem Leopoldina, para evitar alagamentos da cidade de Capivari.
SP: Rio Piracicaba enche e cidade entra em alerta para alagamentos http://t.co/Wgv2I7SXKC pic.twitter.com/Xki4KBchlz
— Estadão (@Estadao) 19 de fevereiro de 2015
Em Americana, próxima a região de Campinas, a chuva de 60 mm foi o suficiente para alagar uma escola. Em Sorocaba, a chuva foi mais intensa e volumosa, acumulando 70 mm e alagando as ruas da cidade, porém não houve ocorrências graves segundo o Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil.
Estado do Rio de Janeiro
Segundo Centro Nacional de Monitoramento e Alertas (CEMADEN) as chuvas foram extremamente volumosas no período de 24h, com acumulados de 170 mm em Volta Redonda, de 114 mm em Rio Claro, 98 mm em Barra Mansa e 91 mm em Angra dos Reis. O esperado para o mês de Abril para essas localidades está entre 100 e 125 mm.
Chuva torrencial no último domingo (07) provoca inundações em Volta Redonda e em Barra Mansa no Rio de Janeiro. As imagens são do bairro Bom Retiro em Volta Redonda.
— Tiago Capello Robles (@tiagocrobles) 8 de abril de 2019
Mais informações: https://t.co/rIAunyGK6H pic.twitter.com/8ZmvuSY8bL
Em Barra Mansa além das inundações, deslizamentos de terra atingiram 3 casas, sendo que me uma delas uma pessoa ficou ferida. Os acessos para a cidade vizinha de Volta Redonda ficaram interrompidos devido ao deslizamento de barrancos que cobriram as vias de terra e lama. Em Volta Redonda, várias ruas se encontram intransitáveis e 7 residências e 1 estabelecimento comercial estão interditados devido aos risco de novos deslizamentos de terra.
Previsão do tempo
Previsão de chuvas intensas durante essa noite e madrugada no litoral norte paulista e no Rio de Janeiro. Há potencial para transtornos como alagamentos, inundações e deslizamentos de terra. No decorrer da terça-feira, as chuvas diminuem e passam a ocorrer de com fraca intensidade. Já a partir da quarta-feira não há previsão de chuva até a sexta-feira. No fim de semana volta a chover com moderada intensidade, portanto, atenção a atualização das previsões.