Chuvas volumosas causam transtornos em SP e no RJ

A passagem de uma frente fria e a presença de um sistema de baixa pressão contribuiu para chuvas volumosas nos estados de São Paulo e do Rio de Janeiro. Várias cidades sofreram com alagamentos e inundações.

Chuvas no Rio de Janeiro provocam deslizamentos de terra em Barra Mansa e em Volta Redonda. Foto: Giovani Rossini/TV Rio Sul.

No último domingo (07) a passagem de uma frente fria juntamente com a formação de um sistema de baixa pressão próximo a costa da Região Sudeste, contribuíram a para chuvas torrenciais no estado de São Paulo e no sul do Rio de Janeiro. Segundo os dados das estações do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC) os acumulados no fim de semana ficaram entre 60 e 100m em varias localidades do território paulista. As chuvas de Abril já superam o esperado para o mês em boa parte da Região Sudeste.

Estado de São Paulo

As chuvas no estado de São Paulo foram bastante volumosas e ocorreram em menos de 24h. Na região de Piracicaba o volume de 91 mm (CEMADEN) provocou alagamentos e inundações na região central da cidade, arrastando um carro e causando a queda de duas árvores, sendo que uma atingiu uma residência. O Rio Piracicaba também atingiu nível de alerta para risco de transbordamento. Já no Rio Capivari as comportas foram abertas da barragem Leopoldina, para evitar alagamentos da cidade de Capivari.

Em Americana, próxima a região de Campinas, a chuva de 60 mm foi o suficiente para alagar uma escola. Em Sorocaba, a chuva foi mais intensa e volumosa, acumulando 70 mm e alagando as ruas da cidade, porém não houve ocorrências graves segundo o Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil.

Estado do Rio de Janeiro

Segundo Centro Nacional de Monitoramento e Alertas (CEMADEN) as chuvas foram extremamente volumosas no período de 24h, com acumulados de 170 mm em Volta Redonda, de 114 mm em Rio Claro, 98 mm em Barra Mansa e 91 mm em Angra dos Reis. O esperado para o mês de Abril para essas localidades está entre 100 e 125 mm.

Em Barra Mansa além das inundações, deslizamentos de terra atingiram 3 casas, sendo que me uma delas uma pessoa ficou ferida. Os acessos para a cidade vizinha de Volta Redonda ficaram interrompidos devido ao deslizamento de barrancos que cobriram as vias de terra e lama. Em Volta Redonda, várias ruas se encontram intransitáveis e 7 residências e 1 estabelecimento comercial estão interditados devido aos risco de novos deslizamentos de terra.

Previsão do tempo

Previsão de chuvas intensas durante essa noite e madrugada no litoral norte paulista e no Rio de Janeiro. Há potencial para transtornos como alagamentos, inundações e deslizamentos de terra. No decorrer da terça-feira, as chuvas diminuem e passam a ocorrer de com fraca intensidade. Já a partir da quarta-feira não há previsão de chuva até a sexta-feira. No fim de semana volta a chover com moderada intensidade, portanto, atenção a atualização das previsões.