Primeira semana do inverno com atuação de um ciclone. O que esperar?

O inverno, estação mais fria do ano, começou nesta segunda-feira (21) às 00h32min. Saiba qual a expectativa das condições do tempo em todo o Brasil. Os primeiros dias da estação serão marcados pelo tempo seco em algumas regiões e pela chuva em outras.

No Sul do Brasil, uma linha de instabilidade ainda deve provocar chuva entre Santa Catarina e o Paraná, mesmo que sem grande intensidade. Vale ressaltar que cidades no leste catarinense ainda se recuperam dos estragos provocados pela chuva do último sábado. No Sudeste, o grande destaque é a formação de um ciclone na costa que deixa o mar bastante agitado e provoca muita ventania no litoral.

Alerta para risco de temporais entre o Recôncavo Baiano e o estado de Sergipe com atuação do ciclone e formação de frente fria.

No Norte do Brasil instabilidades tropicais mantém as condições para pancadas de chuva intercaladas com períodos de melhoria. Enquanto isso, a maior parte do Brasil Central contará com tempo seco e baixos índices de umidade relativa do ar.

Com relação à temperatura, o frio das primeiras horas do dia ainda deve chamar a atenção no centro-sul do país, mas em contrapartida, no período da tarde a temperatura sobe, mesmo que de forma gradativa. A tendência é de elevação das temperaturas ao longo da semana, até a passagem da nova frente fria.

youtube video id=xEoBW9B3tK8