Poderosas tempestades de inverno deixam Califórnia embaixo da neve

Diversos californianos ficaram presos por vários metros de neve depois que uma série de tempestades de inverno atingiram o oeste dos Estados Unidos. Apesar dos prejuízos, a enorme quantidade de neve ajudou a Califórnia a se livrar das condições de seca severa!

Neve Califórnia
As montanhas de San Gabriel, que ficam atrás do letreiro de Hollywood, Los Angeles, ficaram inteiramente cobertas por neve nas últimas semanas. Foto: AP Photo/Mark J. Terrill.

Moradores do estado da Califórnia estão literalmente cobertos de neve após uma série de nevascas que atingiram o oeste dos Estados Unidos nas últimas semanas. O estado recebeu milhões de metros cúbicos de neve entre o final de fevereiro e início de março, algo muito incomum, mesmo dentro do seu período de inverno.

Desde a semana passada a Califórnia está em estado de emergência, em todos os seus 13 condados, devido às consecutivas tempestades de inverno vindas do Pacífico Norte que estão descarregando enormes volumes de neve no norte e até mesmo no sul do estado! As pequenas cidades localizadas nas regiões montanhosas foram as mais prejudicadas, onde muitos moradores tiveram que ser resgatados, inclusive de dentro de suas próprias casas!

Entre os condados mais afetados está o de San Bernardino, a cerca de 90 km a leste de Los Angeles, onde as nevascas fecharam estradas, causaram falta de energia, colapso de telhados e onde muitas pessoas ficaram presas em suas casas sem alimento e suprimentos. O gabinete do governador Gavin Newsom disse à imprensa local no domingo (5) que as autoridades removeram mais de 7,2 milhões de metros cúbicos de neve das rodovias no condado de San Bernardino no sábado (4), uma quantidade que poderia encher cerca de 2 270 piscinas olímpicas.

A enorme e incomum quantidade de neve que caiu nas últimas semanas pegou os californianos de surpresa. Isso não era visto na região a pelo menos 40 anos!

Foi nas montanhas de San Bernardino que autoridades locais resgataram dois jovens de 17 anos na sexta-feira (3) que haviam saído para fazer uma trilha, equipados com comida e sacos de dormir. Os jovens estavam cientes da nevasca, mas não esperavam que fosse tão intensa, e encontraram-se presos entre acumulados de 1,2 a 1,5 metro de neve e sem visibilidade, o que impossibilitou que continuassem. Após perder contato com os garotos, o pai de um deles alertou as autoridades locais que foram buscá-los. Os jovens foram resgatados em estado de leve hipotermia após 3 noites.

Outras comunidades no sul da Califórnia também estão isoladas há dias, deixando os moradores em situação desesperadora, sem energia, alimentos e medicamentos. Desesperados, alguns moradores escreveram as palavras “HELP US - nos ajude, em inglês - na neve para serem avistados pelos helicópteros de resgate e receberem alguma ajuda. Esse moradores podem continuar presos por mais uma semana, devido a grande quantidade de neve e previsão de novas nevascas

Pelo menos 3,6 metros de neve se acumularam em partes da Sierra Nevada, Califórnia, na semana passada. Na região do lago Tahoe alguns resorts registraram 3 a 4 metros de neve acumulada na última semana. Alguns dados indicaram que a quantidade de neve acumulada nessa região do sul da Califórnia está em cerca de 200% dos níveis médios esperados para o início de março. A última vez que uma quantidade de neve recorde com esta caiu no estado foi no inverno de 1982/83, ou seja, há 40 anos!

E as nevascas ainda não acabaram! Meteorologistas alertam para um novo sistema de tempestade que poderá trazer muita neve e também chuva no final desta semana sobre o estado da Califórnia. São esperados grandes acumulados de neve nas regiões montanhosas novamente, além do risco de inundações em regiões mais baixas.

Há males que vem para o bem: adeus seca severa!

Apesar dos prejuízos à população, a grande quantidade de neve está ajudando a reduzir as condições de seca na Califórnia. Além dos episódios de poderosos rios atmosféricos que ocorreram no início do ano, que trouxeram enormes quantidades de chuva ao estado e ajudaram a aliviar a condição crítica que se encontrava os reservatórios da região.

O Monitor de Secas dos Estados Unidos atualmente mostra que grandes áreas da Califórnia se livraram das condições de seca extrema e severa. Em 29 de novembro de 2022, quase 85% da Califórnia estava sob condições de seca “severa”, atualmente 25% do estado encontra-se nessa categoria e não há mais nenhuma região sob condições de seca extrema ou excepcional.

"Essa chuva e neve contrariaram a tendência, e é altamente inesperado", disse Ryan Maue, meteorologista e ex-cientista-chefe da NOAA, à Associated Press. "É como uma vez em uma geração." Apesar da melhora na situação dos reservatórios do estado, as autoridades ainda não declararam oficialmente o fim da seca na Califórnia, mas as projeções de abastecimento para os próximos meses melhoraram drasticamente!