O que fazer quando for surpreendido por uma chuva forte em diferentes locais?

O verão brasileiro é uma época de calor mas também de muitas chuvas, com uma frequência alta de tempestades fortes! Por esse motivo, temos que nos precaver e estar cientes do que fazer diante de uma situação de perigo.

O que fazer em caso de tempestades intensas
Chuvas fortes podem causar alagamentos, deslizamentos e outras situações de perigo durante o período chuvoso.

O verão no Brasil é marcado por muitas chuvas e muitas delas são aqueles temporais de final de tarde, com um alto acumulado de chuva em um curto intervalo de tempo. Dessa forma, a possibilidade de ocorrência de enchentes, deslizamentos e até mesmo ser atingido por raios, é bem maior.

Infelizmente essas tempestades fortes acabam prejudicando a população, deixando muitos prejuízos, além de vítimas, pois as pessoas acabam não sabendo como lidar com a situação de perigo durante um evento desta magnitude. Portanto, fizemos um resumo das principais orientações do que fazer quando for pego de surpresa por essas chuvas fortes em diferentes situações!

Na rua

Ao caminhar pela rua e notar que uma chuva forte se inicia, imediatamente procure um abrigo seguro e coberto, como comércios ou prédios, e que estejam em locais mais elevados para tentar fugir de possíveis inundações. Evite ficar embaixo de árvores, próximo de postes de luz ou ficar em uma área aberta, pois estes são os locais mais propícios para descargas elétricas

Outra recomendação é de nunca tentar andar em lugares alagados, pois não é possível saber a real profundidade e você pode acabar se afogando, além de correr o risco de uma contaminação por estar em contato direto com a água suja. Além disso, durante a chuva, a força da água pode te arrastar, apenas 15 cm de altura de água é o suficiente para arrastar uma pessoa.

No carro

Se você estiver dirigindo e uma forte chuva começar, o ideal é que você reduza a velocidade ou procure um local seguro, de preferência elevado ou coberto, como uma garagem ou sob um viaduto, para aguardar a chuva diminuir ou passar. Caso não tenha a possibilidade de fugir da chuva e aviste uma inundação ou alagamento, evite atravessá-la pois a lâmina d’água pode esconder o real nível da água e também possíveis buracos ou destroços que estão embaixo da água e poderão fazer seu carro parar.

Somente 30 centímetros de água são suficientes para arrastar um veículo. Essa altura equivale à metade da roda!

Em caso que você esteja dentro do carro e a água suba rapidamente, não dando tempo de sair, tente manter a calma e acione imediatamente algum órgão civil, como o Corpo de Bombeiros (telefone 193) e/ou a Defesa Civil (telefone 199). Se, durante a espera pelo resgate, as águas continuarem subindo, saia pela janela do veículo e suba em sua parte mais elevada, como o capô ou o teto.

Enquanto você estiver aguardando no carro e um cabo de alta tensão da rede elétrica encostar no veículo, a orientação das autoridades é para permanecer dentro do carro. Pois a corrente elétrica se concentra na superfície do carro, enquanto no interior o campo elétrico é nulo, como explica a teoria da Gaiola de Faraday. Não toque na lataria e mantenha as janelas fechadas, enquanto espera por ajuda.

Na praia

Durante o verão, as praias atraem muitas pessoas e é nessa época de calor que acontece um aumento do número de vítimas devido a queda de raios. Ao perceber que um chuva forte se aproxima ou ainda que seja pego de surpresa por uma ao estar na praia, as recomendações de segurança são:

  • Procurar um abrigo coberto o mais longe possível da linha da água;
  • Evite ficar no mar, pois o risco de descargas elétricas é maior dentro e perto da água;
  • Se não encontrar um abrigo, fique longe de estruturas metálicas, ou seja, não fique embaixo de guarda-sóis ou tendas;
  • Caso não haja um abrigo seguro por perto, a orientação do Grupo de Eletricidade Atmosférica (Elat) é de se agachar e manter os pés juntos até a tempestade passar. Não deite.

Em casa

Quando estiver dentro de casa e começar a chover forte, o recomendado é desligar os aparelhos elétricos, o quadro de luz e também fechar os registros de água. Evite tomar banho, usar torneira elétricas e ter contato com qualquer objeto de estrutura metálica durante uma tempestade. Se sua casa estiver em uma área considerada de risco, que são geralmente próximas a morros e encostas, o ideal é ficar atento logo que a chuva comece, pois as águas escoadas e infiltradas no solo poderão desestabilizar as encostas e ocasionar um deslizamento.

De acordo com a Defesa Civil, os moradores desses locais devem prestar atenção com água barrenta, folhagem saindo do topo do morro, trincas em paredes e no solo, árvores ou postes inclinados próximos à residência, pois esses são os indícios de que o solo está se movimentando. Caso percebam esses sinais, devem sair da residência, avisar outros moradores próximos ao local, procurar um lugar seguro e ligar no número 199.

Caso a sua casa tenha sido afetada pelas águas da chuva, verifique se ela não precisou ser interditada pela Defesa Civil por conta de danos estruturais. Após isso, é possível fazer a sua limpeza, mas é necessário evitar o contato direto com a água, usando luvas, botas e máscaras. Os móveis que absorvem água, como os colchões e sofás, precisam ser descartados para evitar o risco de contaminação.