Chuvas intensas resultam em desabamentos e inundações fatais no Rio de Janeiro! Alerta para novos deslizamentos persiste

Caos no Rio de Janeiro! Uma criança e outras duas pessoas não resistiram após as fortes chuvas da última noite. Mas o risco de novos deslizamentos ainda continua, confira a previsão!

BR-393
Asfalto da BR-393 cedeu e teve que ser interditada devido a tempestade da última quinta-feira (21). Foto: PRF.

Entre a noite desta quarta-feira (21) e madrugada de quinta-feira (22), a região metropolitana do estado do Rio de Janeiro foi bastante atingida por chuvas fortes, provocando óbitos em algumas cidades. Durante a madrugada, o asfalto cedeu e a BR-393 foi totalmente fechada nos dois sentidos na altura de Barra do Piraí (RJ).

No município de Nova Iguaçu o rio Botas e o rio Macacos, no município de Paracambi transbordam, provocando inundações e alagamentos na noite de quarta-feira (21). Moradores ajudaram a fazer o resgate de uma família em Nova Iguaçu, no bairro Jardim Alvorada, que ficou dentro do carro devido a forte correnteza da água. Eles conseguiram sair a tempo antes do veículo ser levado pela enxurrada.

Por causa da chuva, a circulação de trens teve que ser interrompida em Japeri, assim como as estações Comendador Soares e Paracambi. Trechos da BR-116 (Dutra) também foram interditados em decorrência de alagamentos na pista. Até a manhã desta quinta-feira, pelo menos 3 pessoas perderam a vida no estado do Rio de Janeiro, sendo 2 mortes em Japeri e 1 em Barra do Piraí.

A Prefeitura de Japeri, na Região Metropolitana do Rio de Janeiro, já contabilizou cerca de 5 quedas de barreira, 4 deslizamentos e 7 desabamentos, com 40 desalojados até a última atualização.

Em Engenheiro Pedreira, no município de Japeri, um imóvel na Vila Carmelita desabou depois que parte de um morro veio abaixo e uma criança de 2 anos não resistiu, mas a sua irmã gêmea conseguiu ser salva. Moradores foram orientados a saírem de suas casas devido ao risco de desabamento. A outra vítima foi no bairro Chacrinha, também em Japeri. Vizinhos tiraram destroços e muito barro, mas o menino foi encontrado sem vida.

Em Barra do Piraí, uma idosa morreu e outras 3 pessoas da mesma família estão desaparecidas até o momento, acredita-se que eles estão soterrados. Os Bombeiros seguem no local fazendo buscas na tentativa de salvar as vítimas.

Queda de barreiras na RJ-145 interditaram a pista, que segue interditada até a manhã desta quinta-feira. Agentes da Defesa Civil e demais serviços públicos estão nas ruas para mapear os estragos e ajudar a população.

Atenção para o risco de novos deslizamentos! Previsão de chuvas segue nos próximos dias

No decorrer desta quinta-feira (22) o tempo permanece instável e com possibilidade de chuvas em todo o estado do Rio de Janeiro, principalmente no Sul Fluminense e Região Metropolitana do Rio de Janeiro, onde as chuvas já causaram estragos na última quarta-feira. Entre a tarde e noite, as pancadas de chuvas podem vir acompanhadas por raios.

Chuva e raios
Mapa de chuva e densidade de raios na tarde desta quinta-feira (22).

O cenário de chuva atual no estado do Rio de Janeiro, e em toda região Sudeste, está sendo regido pela atuação de um cavado em altos e médios níveis da atmosfera, e o calor junto com a umidade disponível na atmosfera intensifica a formação de tempestades na região.

Não se descarta a possibilidade de novos deslizamentos de terra no Rio de Janeiro, pois o solo ainda está bastante úmido em decorrência das chuvas recentes. Então a população deve permanecer em alerta!

Na tarde de sexta-feira (23), as chuvas retornam ao estado do Rio de Janeiro com previsão de altos acumulados entre o sul e centro fluminense. Esse padrão de chuvas volumosas no Sudeste, segundo as previsões, deve continuar até sábado (24), e só deverá perder a intensidade a partir do domingo (25).