O primeiro caso do século de dois ciclones simultâneos no Mar Arábico

Nesta semana, o Mar Arábico testemunhou um fenômeno incomum para a região com a formação dos ciclones Maha e Kyarr simultaneamente. Na quinta-feira, o Departamento Meteorológico da Índia confirmou que este foi o primeiro caso registrado desde 1965.

Os ciclones Kyarr e Maha se desenvolveram em um curto espaço de tempo sob a influência do dipolo positivo do Oceano Índico.

O Mar Arábico chamou a atenção de muitos meteorologistas e da mídia esta semana. Ocorrem apenas cerca de 1 a 2 ciclones tropicais por ano no Mar Arábico e, portanto, a ocorrência simultânea destes sistemas é algo extremamente raro na região. Além deste evento marcante, o ciclone Kyarr atingiu velocidades de vento equivalentes a um furacão de categoria 4, tornando-se a tempestade mais forte registrada na área nos últimos 12 anos.

O super ciclone Kyarr e o ciclone Maha se desenvolveram nos últimos 10 dias em uma rápida sucessão. O ciclone Kyarr se desenvolveu entre os dias 24 e 25 de outubro e se moveu em direção à costa indiana até mudar sua rota em direção à costa de Omã. Nos quatro dias seguintes, o sistema intensificou-se e voltou a se afastar da costa de Omã e Iêmen, movendo-se em direção ao Golfo de Aden.

Kyarr é o quarto ciclone tropical na bacia do Oceano Índico até agora em 2019 (é a temporada mais ativa registrada até este ponto do ano). No momento, Kyarr está enfraquecendo próximo do litoral da Somália e deve fazer landfall ainda neste sábado no país. Chuvas fortes atingiram várias partes da Somália nas últimas semanas, com mais de 273.000 pessoas deslocadas pelas enchentes. A chegada de Kyarr deve agravar a situação do país. Os Emirados Árabes Unidos, a Omã e o Iêmen também relataram mudanças no tempo causados pelo Kyarr.

Do outro lado do Mar Arábico, o ciclone tropical Maha ganha força. O Departamento Meteorológico da Índia (DMI) reportou que o ciclone Maha se intensificará durante as próximas 24 horas. Atualmente, Maha está gerando ventos de até 110 km/h (68 mph), o equivalente a um furacão de categoria 1. Toda a costa oeste da Índia deverá sentir alterações no tempo, incluindo Mumbai que apresenta mar agitado, céu nublado e trovoada neste momento.

Maha está se movendo para o noroeste do Mar Arábico e deve manter esta rota até segunda-feira e, então, mudar lentamente sua trajetória para nordeste. Esta mudança de rota poderá causar valores elevados de precipitação em Gularat entre segunda e terça-feira. Espera-se um fortalecimento gradual da tempestade durante esse período, comparável a um furacão de categoria 3 no Oceano Atlântico.

A presença do forte dipolo positivo do Oceano Índico (IOD) - um fenômeno caracterizado pelas diferença nas temperaturas da superfície do Oceano Índico - levou à formação dos dois ciclones ao mesmo tempo. O IOD positivo aquece o oeste do Oceano Índico, cria muita convecção no Mar Arábico e, neste caso, não permitiu que a oscilação Madden-Julian se propague. Assim, causando este evento raro.