50 mil pessoas são afetadas por incêndios na Califórnia

Os incêndios estão sendo impulsionados por ventos fortes que devem piorar no sul da Califórnia no fim de semana. A Califórnia ainda está se recuperando de incêndios do ano passado que mataram cerca de 100 pessoas.

Quase 10 mil hectares de terra já foram consumidas pelas chamas que se iniciaram na quarta-feira (24). Fonte: G1.

Nesta quinta-feira (24), cerca de 50 mil pessoas na Califórnia, Estados Unidos, precisaram ser retiradas de áreas de risco por causa de incêndios florestais. Os ventos fortes e secos ajudaram o fogo a se espalhar rapidamente. No ano passado, a Califórnia passou por incêndios florestais severos que causou a fuga de mais de 300.000 habitantes locais de suas casas.

A maior área afetada pelos incêndios fica no Condado de Sonoma, onde o fogo já consumiu uma área de 6500 hectares. Mais de 1300 bombeiros trabalham para evitar problemas maiores. Existem pelo menos três outros grandes incêndios:

  • No condado de Los Angeles que queimou pelo menos 2.000 hectares na região de Santa Clarita.
  • No Condado de San Bernardino que queimou 38 hectares, fechando uma importante rodovia.
  • No condado de San Mateo, ao sul da cidade de Pescadero, que queimou cerca de 38 hectares.

As companhias de energia locais desativaram o serviço de fornecimento de eletricidade, novamente. A medida evita que os ventos derrubem fios já danificados – as empresas passam por dificuldades financeiras – que, com o calor e tempo seco, dão origem aos incêndios. Desde o início das queimadas, as companhias de energia realizam desligamentos preventivos. Quase 2 milhões de pessoas ficaram sem energia à aproximadamente 2 semanas atrás.

Quase 180.000 casas ficaram sem energia na quinta-feira de manhã em 15 municípios do sul da Califórnia para evitar o risco de incêndios acidentais. A energia deverá ser restaurada para 93% dos clientes na noite de quinta-feira. As escolas do Distrito Escolar Unificado de Los Angeles anunciaram que fechariam na sexta-feira devido a questões de qualidade e segurança do ar.

Há relatos não confirmados de que o incêndio no Condado de Sonoma se iniciou perto de uma linha de transmissão de alta tensão danificada. Não se sabe o que causou os outros incêndios. As rajadas de vento de 112km/h são a principal causa do desfecho dos incêndios. Espera-se que os ventos diminuam no norte da Califórnia na sexta-feira, mas continuarão a causar um risco crítico a extremo de incêndios no sul.