Incrível! A Torre de Pisa se endireitou e recupera 4 centímetros!

A engenharia conseguiu reverter mais de oito séculos de afundamento constante. Mas não se preocupe, ainda há muito tempo para você tirar a típica foto segurando a Torre.

pisa
A Torre de Pisa, o emblema inclinado da Itália.

A Torre de Pisa está se endireitando. Lenta e imperceptivelmente, a emblemática torre recuou 4 centímetros em sua inclinação.

É o que afirma Nunziante Squeglia, professor de geotecnia da Universidade de Pisa, que também indicou que a Torre está em bom estado e “de fato, está melhor do que pensávamos".

A boa notícia é fruto das obras de engenharia iniciadas em 1990, quando a Torre estava em uma situação crítica: 5 metros de inclinação na perpendicular e um colapso iminente.

Na época, uma comissão internacional liderou os trabalhos de restauração e monitoramento do monumento, que esteve fechado ao público por mais de 10 anos. As obras incluíram extração de terra, colocação de cabos de aço para o seu alinhamento e implementação de sistemas de drenagem para evitar que a água se concentrasse na base da estrutura.

Um projeto de engenharia de mais de 60 milhões de dólares para reverter um erro de cálculo que começou em suas fundações, ainda no século 12.

Por que a Torre afunda?

Segundo o site oficial do monumento, “pisa” é uma palavra de origem grega que significa 'terreno pantanoso'. Com efeito, o terreno onde se assenta a Torre é em grande parte constituído por areia, argila e barro, mais mole de um lado da estrutura do que do outro, o que a torna pouco compacta e muito instável.

A construção da Torre começou em 1173, na época medieval, como parte de um grande complexo de edifícios chamado Campo dos Milagres, que também incluía uma catedral, um batistério e um cemitério. A Torre seria erguida como o grande campanário.

Mas logo após o início da construção, quando chegaram ao terceiro andar, em 1178, os arquitetos perceberam que a Torre já estava se inclinando. A obra ficou paralisada por mais de um século, devido a guerras e crises econômicas.

Quando foi retomada, sob a direção do arquiteto Giovanni di Simone, buscaram-se formas de reverter o problema de afundamento e a inclinação. Assim, por exemplo, os andares superiores do lado “baixo” da Torre são 5 centímetros mais altos que os inferiores, numa tentativa de compensar o declive.

Nada disso funcionou. A Torre foi concluída em 1399, com uma inclinação de 1,6 graus. Durante os 8 séculos seguintes, continuou a afundar e inclinar-se a uma taxa de 1 a 2 milímetros por ano.

Durante os séculos 19 e 20 houve várias tentativas de resolver a inclinação, com enxertos nos pisos superiores e valas de drenagem, mas só conseguiram agravar o problema. A verdade é que a Torre resistiu bravamente a 4 terremotos e até aos estragos da Segunda Guerra Mundial. Tanto que algumas versões sustentam que Benito Mussolini odiava o prédio, considerando-o uma vergonha para a Itália.

youtube video id=RIo0Lv0dJXo

O icônico edifício de 14.500 toneladas com 251 degraus internos nunca atingiu a altura originalmente planejada de 60 metros. Hoje mede 56,67 m no lado mais alto e 55,86 m no lado mais baixo. Estes números tenderão a igualar-se, dado o sucesso das obras de restauração iniciadas há mais de 20 anos para evitar a sua derrubada.

Contudo, mesmo com a recuperação de 4 centímetros, ainda será possível tirar a clássica foto segurando a Torre em perspectiva. De acordo com especialistas, o emblema manterá seu atrativo singular por muito mais tempo, pois pode levar várias centenas de anos para se endireitar completamente.