A misteriosa "Floresta Torta", o que é e onde fica esse lugar estranho?

Na Europa existe uma misteriosa floresta em que as árvores assumem formas muito estranhas, e ninguém conseguiu desvendar o mistério. Onde está e o que dizem as principais teorias? Aqui nós te contamos.

Twisted Forest Polônia
Parece ficção, mas essa floresta que você vê na imagem é real e ninguém conseguiu desvendar o mistério de sua origem.

Em nosso planeta podemos encontrar florestas impressionantes e enigmáticas, que por muitos séculos foram tema de histórias ou lendas conhecidas. Um desses lugares está localizado na Europa, especificamente ao redor do rio Oder, no noroeste da Polônia.

A poucos quilômetros da cidade de Gryfino, na região da Pomerânia e muito perto da fronteira com a Alemanha, ergue-se a surpreendente e misteriosa "Floresta Retorcida" (conhecida na região como Krzywy Las), um lugar único no mundo. Tornou-se muito popular nos últimos anos pelas formas estranhas que suas árvores assumem.

Curvas estranhas e apontando na mesma direção

E é que não estamos perante uma grande floresta: é um pinhal que se estende por cerca de 67.000 m². No entanto, as árvores são caracterizadas por sua rara forma em "J" e pela grande semelhança entre todas elas, dando origem a uma infinidade de teorias para explicar sua origem, algumas delas malucas ou fantasiosas.

Curiosamente, essa estranha curvatura sempre aponta para o norte. No entanto, os topos dos pinheiros são completamente normais. Graças às redes sociais, muitas pessoas visitaram o local nos últimos tempos, embora não se possa falar em superlotação como em outros lugares devido à sua localização.

Algumas teorias que tentam explicar as origens da Floresta Torta

Como é habitual nestas situações, surgiram vários mitos e teorias que tentam explicar a origem da "Floresta Retorcida". Os mais absurdos defendem que é obra de alienígenas, enquanto outros apontam que pode ser devido a forças gravitacionais ou à passagem de tanques durante a Segunda Guerra Mundial.

Há quem defenda que a "Floresta Retorcida" é obra de extraterrestres ou da grande força gravitacional que existe neste ponto da Terra.

Há também quem acredite que as curvaturas dos pinheiros podem ser devidas a certos eventos meteorológicos que as árvores podem experimentar em seus primeiros anos de vida, especificamente ventos fortes e fortes nevascas. No entanto, se fosse esse o caso, as árvores ao redor teriam a mesma forma.

Analisando as teorias mais científicas, nos últimos anos alguns especialistas falaram de uma possível mutação genética que explicaria a forma em "J" da "Floresta Retorcida". Outros sugeriram que poderia ser devido a um fungo (Melampsora pinitorqua) que causa deformações nos brotos dos pinheiros mais jovens e também, embora as torções que causa geralmente não sejam tão pronunciadas quanto as desta floresta.

A hipótese mais aceita hoje... que não pode ser confirmada

Atualmente, a hipótese mais aceita é a da "manipulação humana". Diz-se que os agricultores locais manipularam (com cordas e outros mecanismos de força) o crescimento das árvores após o plantio, pouco antes de 1930, para fazer móveis a partir das formas curvas, uma vez que os pinheiros tinham uma década.

Embora a opção de manipulação humana seja a mais plausível, Gryfino ficou devastado e sem sobreviventes após a Segunda Guerra Mundial, por isso é impossível confirmar a teoria.

Qual é o ponto fraco dessa teoria? Que após a eclosão da Segunda Guerra Mundial em 1939, o projeto foi abandonado, pois a cidade ficou devastada e sem sobreviventes que pudessem confirmar esta história. O que é certo é que a singularidade da “Floresta Retorcida” valeu-lhe o estatuto de Monumento Natural.

Muitas teorias e poucas certezas que aumentam a misticidade desta misteriosa floresta que assim permanecerá por muito tempo. O que é certo é que os habitantes locais estão encantados com a fama que este local adquiriu, constituindo uma importante fonte de rendimentos.