Inacreditável! Descoberto um esqueleto de dinossauro gigante em um jardim

Esqueleto de dinossauro de 25 metros é descoberto em um jardim na região de Plombal, em Portugal. É o maior fóssil de saurópode já descoberto na Europa até agora.

esqueleto dinossauro Portugal
Um português descobriu o esqueleto de um dinossauro em muito bom estado enquanto trabalhava em seu jardim, na região do Plombal, em Portugal.

Tudo começou em 2017 no centro de Portugal. Em Plombal, um morador começa a construir um anexo à sua casa. Ao cavar com uma retroescavadeira, ele descobre acidentalmente vários ossos de um dinossauro. Rapidamente, o jardim é isolado para ser estudado por especialistas da Universidade de Lisboa.

E foi só no início de agosto de 2022 que uma equipe de pesquisadores portugueses e espanhóis desenterrou o resto dos fósseis do animal. A pesquisa continuará no local e nos arredores durante os próximos meses. E esta é uma descoberta importante, pois pode ser o maior esqueleto de saurópode fossilizado já descoberto na Europa.

"É um dos maiores exemplares conhecidos na Europa, mesmo a nível mundial", detalhou na segunda-feira (29 de agosto) Elisabete Malafaia, diretora das escavações e paleontóloga da Universidade de Lisboa. Outro fato "raro": em comparação com as habituais descobertas de fósseis, este está particularmente bem preservado.

Graças ao tamanho do esqueleto, os paleontólogos estimam que este dinossauro tinha quase 12 metros de altura e 25 metros de comprimento. Eles identificaram o animal como sendo da família dos saurópodes e poderia corresponder a um braquiossauro. Estes espécimes estão entre os maiores animais que já viveram na Terra e povoaram notavelmente a região oeste de Portugal.

Saurópode Portugal
É assim que um braquiossauro da família dos saurópodes se parecia com o espécime descoberto em Portugal.

Os saurópodes eram dinossauros herbívoros, se alimentavam de folhas, galhos e eram quadrúpedes. As suas 4 patas eram pouco desenvolvidas porque tinham de aguentar o seu peso, que podia chegar até 50 toneladas! Esses animais, que viveram entre 160 e 100 milhões de anos atrás, eram reconhecíveis por seus longos pescoços e longas caudas.

Até agora, os pesquisadores conseguiram desenterrar apenas as costelas e vértebras do saurópode. E parece que a região de Plombal é propícia à descoberta de fósseis de dinossauros.

"Pesquisas na localidade paleontológica de Monte Agudo confirmam que a região de Pombal possui um importante registro fóssil de vertebrados do Jurássico Superior, o que nas últimas décadas proporcionou a descoberta de elementos abundantes muito importantes para o conhecimento das faunas continentais que habitaram a Península Ibérica cerca de 145 milhões de anos atrás", diz Elisabeth Malafaia.

O esqueleto conhecido por ser o maior fóssil de saurópode até hoje foi encontrado nas montanhas dos Pireneus, na Espanha. O dinossauro tinha quase 18 metros de comprimento.