Encontram um fóssil de embrião de dinossauro preservado em seu ovo!

O achado de um embrião fóssil perfeitamente preservado em seu ovo, além de ser impressionante, nos permite fortalecer o conhecimento da relação das aves atuais com certos dinossauros.

Dinossauro
Imagem do embrião oviraptorossauro "Baby Yingliang"

A descoberta é verdadeiramente perturbadora e algo nunca visto antes. O fóssil de um dinossauro bebê aninhado perfeitamente dentro de seu ovo também lança alguma luz sobre as ligações entre dinossauros e pássaros. Como apresentado pela CNN, O fóssil de 70 milhões de anos preserva o esqueleto embrionário de um dinossauro oviraptor, que foi chamado de Baby Yingliang em homenagem ao museu chinês que o abriga.

Os ossos de bebês dinossauros são tão pequenos e frágeis que raramente são preservados como fósseis. Darla Zelenitsky, professora associada do Departamento de Geociências da Universidade de Calgary no Canadá demonstrou que esta descoberta é algo realmente muito bom para a ciência.

Zelenitsky é coautor da pesquisa publicada pela revista iScience e trabalha com ovos de dinossauro há 25 anos e nunca tinha visto nada parecido. Até esta descoberta, muito pouco se sabia sobre o que acontecia dentro de um ovo de dinossauro antes da eclosão, já que existem poucos esqueletos embrionários. Neste caso, é um embrião completo e preservado em uma posição de vida.

Pistas sobre las aves modernas

Os dados concretos indicam que o ovo tem cerca de 17 centímetros de comprimento e o dinossauro tem 27 centímetros de comprimento da cabeça à cauda. Os pesquisadores que trabalham com essa questão acreditam que, na idade adulta, se tivesse vivido, teria entre dois e três metros de comprimento.

youtube video id=WxMCOMA0d90

Pesquisadores da China, Reino Unido e Canadá que estudaram as posições de Baby Yingliang e de outros embriões oviraptores encontrados concluíram que os dinossauros se moviam e mudavam de postura antes de nascer, de maneira semelhante aos filhotes de pássaros. Nos pássaros modernos, esses movimentos estão associados a um comportamento denominado dobrar. Que controla o sistema nervoso central e é essencial para o sucesso da incubação.

Os cientistas ficaram surpresos ao ver este embrião preservado dentro de um ovo de dinossauro, deitado na pose de um pássaro. Essa postura não se havia conhecido antes em dinossauros não-aviários. Todos os pássaros que conhecemos evoluíram diretamente de um grupo de dinossauros de duas pernas conhecidos como terópodes. Seus membros incluem o poderoso Tyrannosaurus rex e os velociraptors menores.

Uma década esquecida

O comportamento de pré-incubação não é a única coisa que os pássaros modernos herdaram de seus ancestrais dinossauros. Também se sabe que o mesmo tipo de dinossauros se aninhou sobre seus ovos para chocá-los de maneira semelhante aos pássaros. Este fóssil foi descoberto na província chinesa de Jiangxi e adquirido em 2000 por Liang Liu, diretor de uma empresa chinesa de pedras chamada Yingliang Group. Acabou armazenado e em grande parte esquecido. Demorou 10 anos para a equipe do museu classificar as caixas durante a construção do Museu de História Natural Yingliang Stone. Este museu é subsidiado pela empresa.

Ovo de dinossauro
Recriação de um embrião de oviraptorossauro prestes a nascer, com base no novo espécime "Baby Yingliang".

Em última análise, essa descoberta reforça a teoria de que os pássaros modernos têm seus ancestrais nos dinossauros. Oviraptossauros, cujo nome significa "lagarto roubador de ovos", eram dinossauros com penas que viveram na Ásia e na América do Norte durante o Cretáceo Superior. Esses animais podiam ter formas de bico e dietas diferentes, e seu tamanho poderia variar desde o de um macaco até o de um gigantesco gigantoraptor, que tinha oito metros de comprimento, segundo a história (DW).

O estado de conservação deste embrião provavelmente se deve a um deslizamento de terra que o enterrou e o protegeu de necrófagos. O espécime fazia parte de um grupo de vários ovos fossilizados que foram colocados de lado e esquecidos por alguns anos. Os pesquisadores suspeitaram que esses fósseis podiam conter dinossauros e raspando uma parte da concha descobriu-se o bebê Yingliang.