Imagens impressionantes: poderoso supertufão Goni varre as Filipinas

Ventos extremamente violentos acima de 300 km/h e ondas de mais de 15 metros de altura atingiram as Filipinas com a chegada do supertufão Goni.

Com ventos médios sustentados de até 310 km/h poucas horas antes do "landfall" nas Filipinas, e uma pressão central que atingiu 875 hPa, o supertufão "Goni" ficará para a história como um dos mais poderosos ciclones tropicais das últimas décadas. Certamente o mais poderoso até agora observado em 2020. No último fim de semana, esse violento tufão atingiu a costa sul da ilha principal de Luzon, com o olho passando pela Ilha de Caramoran.

Ventos extremamente violentos de mais de 300 km/h e ondas de mais de 15 metros de altura, com uma tempestade impressionante, atingiram a área nas 6 horas seguintes ao "landfall". O supertufão, após atingir a costa das Filipinas enfraqueceu gradativamente para a 4ª categoria do Saffir-Simpson. Os violentos ventos arrancaram grande parte da vegetação que caracteriza esses pequenos arquipélagos das Filipinas.

A intensidade dos ventos diminui posteriormente, mas continuou atuando em patamares muito intensos de até 240 km/h, antes de enfraquecerem rapidamente quando o núcleo do supertufão passou sobre o interior montanhoso da porção central das Filipinas. O atrito exercido por essas montanhas tem de fato contribuído para cortar parcialmente a circulação ciclônica, causando um rápido enfraquecimento até categoria 1, com ventos não superiores a 130-140 km/h.

Mas, apesar desse enfraquecimento, o tufão possui em seu interior uma enorme quantidade de umidade tropical, anteriormente sugada durante sua passagem pelas águas superficiais muito quentes do Mar das Filipinas, considerada a principal "fábrica de supertufões". Toda essa grande quantidade de umidade tropical pode causar chuvas torrenciais em muitas áreas das Filipinas, com risco real de intensas inundações e deslizamentos de terra nas áreas montanhosas.

De acordo com as autoridades locais, existem 4 vítimas por deslizamentos, mas ainda é muito cedo para fazer um balanço. Mais de um milhão de pessoas evacuadas de áreas consideradas de risco. O tufão Goni, agora de categoria 1, avançará para o Mar da China Meridional, e então atingirá as áreas costeiras do centro do Vietnã na próxima quarta-feira (04).