Furacão Agatha atinge o México: é o primeiro do ano e pode ser recorde

O furacão Agatha, primeiro furacão a se formar no Hemisfério Norte neste ano, atingiu a costa sudoeste do México nesta segunda-feira (30). Agatha é a primeira tempestade tropical nomeada da temporada de furacões de 2022 do Pacífico Leste e poderá entrar na história!

Furacão Agatha
Imagem de satélite captura Furacão Agatha, de categoria 2, momentos antes do landfall na costa sudoeste do México no dia 30 de maio de 2022.

Na noite de ontem a costa sudoeste do México foi fortemente atingida pelo furacão Agatha, o primeiro furacão formado no Hemisfério Norte neste ano e o primeiro da temporada de furacões do Pacífico Leste. Agatha atingiu o continente - o chamado landfall - na costa do estado de Oaxaca, a oeste da cidade de Puerto Angel, com ventos máximos sustentados de 165 km/h!

Agatha provavelmente se tornará o furacão mais forte já registrado no Pacífico Leste tão cedo no ano, além de ser o furacão mais forte já registrado a atingir a costa oeste do México!

O sistema começou a se formar no meio da semana passada, quando uma região de baixa pressão se formou sobre o Oceano Pacífico Leste, ainda afastado da costa do México. Mas foi no final de semana que o sistema começou a se intensificar rapidamente, chegando à categoria 1 de furacão no domingo (29). No momento do landfall em Oaxaca na segunda-feira (30), Agatha era um furacão de categoria 2!

Com isso, Agatha entrou para a história, sendo o furacão mais intenso a atingir o México pela costa do Pacífico em maio. Somente dois furacões na história atingiram o México num mês de maio: coincidentemente, outro furacão Agatha em 24 de maio de 1971 e o furacão Barbara em 29 de maio de 2013, ambos eram menos intensos do que o atual furacão Agatha no momento do landfall.

Desde a manhã de ontem as condições meteorológicas já eram severas em partes da costa sudoeste do México, com registros de ventos intensos e chuvas torrenciais. Muitos resorts fecharam, assim como muitos pontos turísticos de Oaxaca. Diversas estradas ficaram bloqueadas devido a deslizamentos de terra e algumas cidades do estado ficaram sem energia e sem sinal de telefone. Por enquanto, não foram registradas vítimas fatais, mas algumas famílias foram retiradas de suas casas.

Apesar das temperaturas de supercífie mais frias sobre o Pacífico Equatorial mantidas pela La Niña, que geralmente diminuem a atividade de ciclones tropicais no Pacífico, uma região menor sobre o Pacífico Leste, próximo a costa do México, tem registrado águas mais quentes que o normal. Essas águas mais quentes, além do baixo cisalhamento vertical do vento sobre a região, favoreceram a formação do furacão.

Como está a temporada de furacões no Atlântico?

Enquanto o Pacífico Leste inicia as atividades dos ciclones tropicais, o Atlântico Norte permanece sem nenhum sinal de atividade de furacões, algo incomum comparado às temporadas anteriores. Porém, essa calmaria pode acabar logo!

Os resquícios de Agatha poderão dar origem a primeira tempestade tropical do Atlântico Norte em 2022!

Previsões indicam que a medida que Agatha vai atravessando o continente mexicano ela irá perder força. Entretanto, seus remanescentes poderão chegar ao Golfo do México, onde poderão encontrar condições favoráveis a formação de uma perturbação tropical!

O Centro Nacional de Furacões (NHC, em inglês) dos Estados Unidos prevê uma probabilidade de 60% de formação de uma depressão tropical no sudeste do Golfo do México. Se isso ocorrer, Agatha será responsável pela formação do primeiro sistema tropical da temporada de furacões do Atlântico Norte em 2022, que poderá receber o nome de Alex!