Frente fria no Sul do Brasil: ventos de 90 km/h, geada e variação brusca das temperaturas; confira os alertas
Após um fim de ano de muito calor, 2026 inicia com um quadro atípico: a frente fria que irá cruzar a Região Sul neste fim de semana traz risco de geada em algumas áreas. Além disso, há alerta para fortes rajadas de vento, com riscos à população.

A Região Sul do Brasil está sob alerta para um quadro curioso e atípico nestes primeiros dias de 2026. Em pleno verão no Hemisfério Sul, a passagem de uma frente fria irá derrubar as temperaturas, trazendo risco de geada, com temperaturas mínimas de mais de 10°C abaixo da média.
Além disso, há alertas para tempestades, e rajadas de vento intensas na faixa leste, podendo alcançar 90 km/h e trazer riscos à população. Confira os detalhes.
Alerta de tempestades e rajadas intensas de vento
Neste sábado (3), uma frente fria irá cruzar a Região Sul do Brasil. O modelo de confiança da Meteored, o ECMWF, indica que o volume de chuva não será elevado, porém, há risco de tempestades.
As tempestades estão previstas para ocorrer desde a manhã do sábado (3) no Oeste do Rio Grande do Sul, e cruzar o território gaúcho até o final da manhã, quando alcançam também Santa Catarina.

As tempestades podem ser mais intensas no Oeste e Noroeste do Rio Grande do Sul, e também na faixa leste de Santa Catarina, entre o litoral sul e Florianópolis, a partir da tarde do sábado (3). Além disso, também estão previstas tempestades no Oeste do Paraná.

Na faixa leste do Rio Grande do Sul há alerta para rajadas intensas de vento, especialmente na tarde de sábado (3), com valores que se aproximam dos 90 km/h no litoral. Atividades marítimas e pesqueiras devem ser evitadas.
Em Porto Alegre (RS) e Região Metropolitana, os ventos se aproximam dos 80 km/h. Rajadas de vento em áreas mais urbanizadas, com maior número de estruturas vulneráveis e maior concentração de pessoas, têm potencial de causar mais danos e riscos à população.
Queda acentuada de temperaturas com risco de geada
A variação das temperaturas será enorme nos próximos dias. O quadro pré-frontal, que antecede a passagem de uma frente fria, favorece os ventos do quadrante norte/noroeste, com advecção (transporte horizontal) de calor na dianteira do sistema.
Desta forma, enquanto a frente fria atua no Rio Grande do Sul, as temperaturas podem se aproximar dos 40°C na faixa leste, entre o norte de Santa Catarina e o Paraná no sábado (3). As máximas previstas são da ordem dos 38°C em cidades como Joinville (SC), Corupá (SC), Antonina (PR) e Guaraqueçaba (PR).0

No amanhecer do domingo (4), as temperaturas mínimas serão 10°C em mais frias relação ao sábado (3). Com valores previstos da ordem dos 12°C no Sul do Rio Grande do Sul, isso representa uma anomalia (desvio em relação à média) de 10°C para esta época. As menores temperaturas previstas são para as regiões serranas do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, onde os termômetros se aproximam dos 6°C.

Na segunda-feira (5) os termômetros seguem baixando, com previsão de temperatura mínima de 5°C na Serra Catarinense. A previsão de ventos calmos e céu claro favorece a perda radiativa da superfície, fazendo com que a temperatura próxima ao solo se aproxime dos 0°C, aumentando o risco de geada.

Nas demais áreas da Região Sul, as mínimas variam entre 10°C e 15°C, no geral, exceto pelo noroeste do Paraná, onde deve amanhecer com 20°C, um valor considerado dentro da média. Dessa forma, haverá sensação de frio em grande parte da Região Sul neste início de ano.