Filipinas: inundações severas, terremoto e milhares de evacuados

Monções asiáticas continuam a atuar com intensidade e a provocar inundações em várias localidades. Desta vez, como em todos os anos, as Filipinas foram as vítimas das chuvas torrenciais. Confira aqui as últimas informações e imagens do evento extremo.

Filipinas, inundações
Em meio a pandemia e a ameaça da variante Delta, as Filipinas vem sofrendo com a temporada de chuvas monçônicas. File photo: AP

Autoridades filipinas evacuaram milhares de pessoas da capital filipina, Manila, no último sábado (24), quando uma forte chuva monçônica provocou inundações na cidade e em províncias vizinhas.

Segundo a Agência Nacional de Desastres, mais de 14.000 pessoas, a maioria delas residentes de Manila, mudaram-se para centros de evacuação.

“Pedimos aos moradores das áreas afetadas que permaneçam alertas e vigilantes, tomem medidas de precaução e cooperem com suas respectivas autoridades locais”, disse o porta-voz presidencial Harry Roque em um comunicado.

As chuvas neste domingo (25) continuaram com moderada intensidade, não agravando a situação, mas dificultando muito a locomoção e os trabalhos de remoção de entulhos, além de deixar mais lento o processo de escoamento da água.

radar, meteored
Chuvas continuaram a ocorrer neste domingo dificultando os trabalhos e mantendo os alertas para mais episódio de inundações.

"Esta situação será muito difícil se não houver uma solução permanente para as inundações, especialmente agora com a ameaça da variante delta", disse o prefeito de Marikina, Marcelino Teodoro, a ABS CBN News, referindo-se a cepa viral altamente contagiosa do COVID-19 que foi detectado no país.

As Filipinas também estão lutando contra um dos piores surtos de COVID-19 na Ásia e reduziram as restrições para evitar a propagação da variante Delta, que é mais infecciosa. consulte Mais informação

Com mais de 1,54 milhão de casos e 27.131 mortes, as Filipinas têm o segundo maior número de infecções e mortes por COVID-19 no Sudeste Asiático, depois da Indonésia.

Temporada de Monções Asiáticas mais ativa

As águas da porção mais oeste do Pacífico e do leste do Índico se encontram bastante aquecidas e a previsão é de se manterem assim até pelo menos o fim do ano. Essa condição potencializa e pode prolongar a temporada das Monções Asiáticas que compreende os meses de julho, agosto e setembro.

Um indicativo para esta previsão é o Dipolo do Índico negativo, que é uma resposta da condição mais aquecida entre o sul da China e o norte da Austrália e de águas mais frias no oeste do Oceano Índico, próximo à costa da África.

No Brasil, o reflexo dessa configuração oceânica pode proporcionar uma primavera mais chuvosa no Centro-Sul do país. Assim, a temporada de tempestades no Região Sul pode ser mais intensa este ano, principalmente nos meses de setembro e outubro, quando não há influência do La Niña até o momento.

Terremoto de magnitude 6.6

No início do sábado (24), os residentes da capital Manila e das províncias vizinhas foram acordados após um terremoto de magnitude 6.6 com epicentro na província de Batangas, segundo o Instituto Filipino de Vulcanologia e Sismologia (Phivolcs) a mesma província onde um vulcão ativo está ameaçando entrar em erupção.

No entanto, o tremor foi de origem tectônica, não vulcânica. Um abalo secundário de magnitude 5.1 também foi relatado. Apesar de tudo, a situação não passou de um susto, sem registro de vítimas ou grandes danos materiais.