Alerta para Tufão In-Fa! China se prepara para novo evento extremo

Poucos dias após as inundações mortais na China central, a ameaça agora vem com o Tufão In-Fa se aproximando da costa leste do país. As previsões de chuvas torrenciais potencialmente mortais mantêm cidades como Xangai em alerta. Haverá perigo de chuva também nas Olimpíadas de Tóquio?

tufão In-Fa China
O In-Fa deve chegar ao continente no domingo, 25 de julho, em algum lugar na costa centro-leste da China, acima ou ao sul de Xangai. Imagem: Canal do satélite GOES IR, Meteored Brasil.

O sistema tropical In-Fa formou-se desde 16 de julho, época em que começou uma depressão tropical sobre o quente mar das Filipinas que continuou se intensificando nos dias seguintes, tornando-se um tufão à medida que avançava em direção ao noroeste. Seus ventos máximos sustentados alcançaram 175 km/h com rajadas mais altas esta semana. Entre quinta-feira, 22 de julho e sexta-feira, 23 de julho, o In-Fa atingiu as ilhas do sul do Japão, como: Miyako, Tarama e Ishigaki, com rajadas superiores a 140 km/h, de acordo com o Joint Typhoon Warning Center (JTWC).

As imagens de satélite mostram durante as primeiras horas do sábado, 24, que o olho concêntrico, mas fragmentado, de In-Fa permanece intacto e profundo sobre o Mar da China Oriental, enquanto a convecção não é contínua ao seu redor, mantendo os ventos máximos sustentados de 120 km/h com rajadas mais intensas.

O sistema continuará avançando muito lentamente em direção ao nordeste passando ao norte de Taiwan, provocando chuvas significativas em toda a ilha, ultrapassando 200 mm de precipitação acumulada durante este fim de semana. Essas chuvas fortes podem causar deslizamentos de terra potencialmente fatais.

Tifón In-Fa China lluvia
Trayectoria pronosticada del sistema tropical In-Fa para los próximos días. Imagen: Gráfico de advertencias de JTWC.

Estima-se que o In-Fa permanecerá oscilando entre 110-120 km/h com rajadas maiores no sábado, gerando fortes chuvas, swell e ondas, para finalmente impactar no domingo, 25 de julho, no continente em algum ponto da costa central -Leste da China, acima ou ao sul de Xangai.

Isso significa que uma cidade de aproximadamente 26 milhões de habitantes terá que enfrentar uma situação crítica com rajadas que podem chegar a 130 km/h, tempestades com chuvas muito significativas nos dias seguintes. Embora o In-Fa enfraqueça à medida que se move para o interior, ele terá um grande potencial para causar chuvas torrenciais, causando inundações prejudiciais desde domingo.

Xangai como epicentro de chuvas e inundações

De acordo com as últimas estimativas dos modelos meteorológicos, os acumulados nos próximos 3 dias em Xangai estariam oscilando entre 150 mm e 500 mm, esta estimativa se estende para boa parte do centro-leste da China, o número pode crescer com volumes de até a 900 mm para quarta-feira, 28 de julho.

Essa quantidade de água pode deixar a região em um cenário de desastre e emergência sanitária, com perigosas inundações repentinas, deslizamentos mortais, transbordamento de cursos d'água, colapso do transporte, do fornecimento de energia elétrica e da mídia, por isso as autoridades mantêm a população alerta.

Olimpíadas de Tóquio: monitoramento da tempestade Nepartak

Ao mesmo tempo em que o In-Fa atingia as ilhas do sul do Japão (sexta-feira 23), outro sistema ciclônico tropical estava se formando nas proximidades, exatamente no dia em que começaram os Jogos Olímpicos de 2021 em Tóquio. Embora o Typhoon In-Fa não tenha impacto direto no clima naquela parte do país insular, essa outra onda tropical muito grande ao sul do Japão se intensificou neste sábado, 24, formando a tempestade tropical Nepartak.

Jogos Olímpicos de Tóquio em 2021 Nepartak
A tempestade de Nepartak pode deixar chuvas abundantes que acabam dificultando o desenvolvimento normal da agenda olímpica a partir de segunda-feira, dia 26, talvez tendo que adiar alguns jogos. Imagem: JJOO 2021

Essa tempestade pode se tornar uma ameaça, pois tanto as rajadas de vento quanto as chuvas abundantes podem acabar atrapalhando o normal desenvolvimento da agenda olímpica a partir de segunda-feira, 26, tendo que adiar alguns jogos. Diferentes simulações da possível trajetória futura do Nepartak indicam que ele poderá cruzar o centro do Japão de leste a oeste, afetando o centro e o norte do país, deixando até 100 mm de chuva acumulada no início da próxima semana.

Ainda há incertezas, devido às discrepâncias entre os diferentes modelos meteorológicos sobre qual será exatamente a trajetória desse sistema ciclônico, mas os meteorologistas locais permanecem alertas e monitoram as respostas da atmosfera nas próximas horas, pois serão decisivas para saber o que acontecerá com o sistema tropical e as chuvas em Tóquio.