Chuva frontal provoca alagamentos em SP, RJ, MG

O deslocamento de uma frente fria sobre a Região Sudeste do país na tarde de sexta-feira (5) provocou chuva intensa, raios e trovoadas. No Rio de Janeiro, a prefeitura decretou estado de atenção e a Defesa Civil acionou 15 sirenes às 18:30 em 9 comunidades da capital.

Alagamentos
Homens da Prefeitura trabalham em alagamento na Zona Norte do Rio de Janeiro.

A sexta-feira (5) se iniciou com um padrão de escoamento característico desta época do ano com a presença de uma circulação anticiclônica associada a Alta da Bolívia (AB), centrada no sul da Bolívia, com influência também sobre parte das Regiões Norte, Centro-Oeste e Sudeste. Sobre o Nordeste, notava-se a presença de um Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN) sobre o leste do Nordeste e oceano adjacente.

O Jato Subtropical (JST), atuava ao sul de 24°S, com curvatura ciclônica sobre o continente o que favoreceu difluência do escoamento na região de interação entre o JST e a AB sobre parte da Região Sul e Sudeste ao longo do dia. A interação entre os três sistemas se somou a entrada de um sistema frontal no sudeste do Brasil e favoreceu divergência de massa em altos níveis.

A chuva sobre o sudeste começou ainda na madrugada de sexta-feira (5). Os registros de alagamentos e transtornos começaram no período da tarde em diversas cidades.

Rio de Janeiro

A prefeitura do Rio de Janeiro decretou estágio de atenção. Foi registrado chuva acima de 10 mm em 15 minutos e, segundo o Centro de Operações da Prefeitura, este número, em pelo menos dois pluviômetros, corresponde ao critério meteorológico para a mudança de estágio. Antes, a capital fluminense estava em estágio de mobilização, desde a noite de quinta-feira. O estágio de atenção é o terceiro nível em uma escala de cinco e significa que uma ou mais ocorrências já causam impacto no município, afetando a rotina de parte da população.

O Centro de Operações da Prefeitura informou que a Defesa Civil acionou 15 sirenes em 9 comunidades da cidade. São elas: Engenho da Rainha (2); Macacos ( 3); Parque Vila Isabel (2); Relicário (1) e São João (3) e mais Vila Matinha, Andaraí, Arrelia e Jamelão. O acionamento aconteceu por volta das 18h e a Defesa Civil está em contato com as áreas de risco para acompanhamento junto às comunidades. No total, 103 comunidades de alto risco geológico, são monitoradas e as sirenes são acionadas quando os índices pluviométricos são altos.

O temporal afetou os transportes como BRT e os trens e , após a passagem do sistema frontal, a temperatura chegou a cair 10°C no Rio de Janeiro em relação a quinta-feira (4).

Minas Gerais

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) alertou para a possibilidade de chover até 100 milímetros em 544 cidades de Minas Gerais entre o meio-dia da sexta-feira e as 11h de sábado.

chuva forte
Alagamento em Varginha (MG) provocou problemas no tráfego na Avenida Princesa do Sul. Alguns veículos não conseguiram passar até o nível da água baixar.

Em Belo Horizonte, a Defesa Civil chegou a interditar a avenida Tereza Cristina no entroncamento com a Via 210 por causa do risco de transbordamento do córrego. A ação preventiva impediu o fluxo de veículos no local por alguns minutos, mas o trânsito já foi liberado.

São Paulo

No estado de São Paulo, a chuva alagou um trecho da Rodovia SP-342, região de São Carlos e Araraquara, e causou congestionamento em São João da Boa Vista. A interdição causou um quilômetro de congestionamento nos dois sentidos da pista. O fluxo de carros só foi liberado após as 18h.

inundação
Rodovia SP-342 interditada devido as chuvas na sexta-feira (5).

Em Santos (SP), foram registrados alagamentos em diferentes pontos e o temporal veio acompanhado de relâmpagos e de ventos de 77 km/h. As comunidades da cidade estão sendo monitoradas pela defesa civil.