Aquecimento global: capturar CO2 do ar é ou não a grande solução?

O mundo agora pode estar se preparando para reverter os danos das mudanças climáticas usando métodos muito mais difíceis e arriscados do que antes, se as emissões tivessem sido interrompidas inicialmente.

capturar dióxido de carbono co2 aquecimento global mudança climática
O mundo pode estar iniciando reparações com métodos mais difíceis e arriscados do que antes.

Um novo relatório publicado pelo Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC) das Nações Unidas indica que somente uma redução rápida no uso de combustíveis fósseis, maior eficiência e reduções profundas nas emissões de gases de efeito estufa em todos os setores poderiam evitar o pior da mudança climática.

Junto com as medidas para reduzir a quantidade de carbono que é emitida na atmosfera, é provável que o enfoque a seguir tenha de incluir outra ação que os cientistas consideram cada vez mais necessária: a eliminação do dióxido de carbono (CO2).

O termo refere-se a uma variedade de mecanismos e tecnologias que retirariam o CO2 do ar e o prenderiam, de modo que não contribuísse para o efeito estufa que está aquecendo nosso planeta.

Quanto CO2 precisaria ser capturado da atmosfera?

Rob Bellamy, professor de Clima e Sociedade da Universidade de Manchester, diz que o relatório do IPCC deixa claro que eliminar o CO2 do ar "não é apenas uma opção, mas uma necessidade". No entanto, ele adverte que os métodos de remoção de carbono também trazem riscos significativos para as pessoas e para o meio ambiente.

Muitos cientistas estão preocupados com a viabilidade da remoção de CO2 em larga escala e dizem que seria um erro acreditar demais nisso. Eles alertam que isso poderia fornecer uma desculpa injustificada e arriscada para os governos evitarem os profundos cortes de emissões necessários para combater as mudanças climáticas.

Conforme indicado pela BBC Mundo, no início deste ano um relatório liderado por pesquisadores da Universidade de Oxford forneceu a primeira avaliação completa do estado atual da remoção de CO2 pelos seres humanos em todo o mundo, calculando este número em cerca de 2 bilhões de toneladas (GT) de CO2 por ano. Isso equivale a aproximadamente 5% dos 36,6 Gt de CO2 emitidos para a atmosfera pelo uso de combustíveis fósseis e cimento em 2022.

capturar dióxido de carbono co2 aquecimento global mudança climática
O mundo caminha para um aumento de 2,4°C até 2100 se todos os compromissos climáticos dos países da ONU forem totalmente implementados.
O mundo caminha atualmente para um aumento de 2,4°C até 2100 se todos os compromissos climáticos dos países da ONU forem totalmente implementados, ou 2,8°C até 2100 se apenas as políticas climáticas já existentes forem levadas em conta.

No entanto, a quantidade exata de remoção necessária para atingir esse nível é altamente dependente dos cortes de emissões que estão sendo feitos, tornando difícil colocar um valor exato.

As opções atuais de técnicas de captura de CO2

O artigo publicado pela BBC Mundo lista as técnicas de captura de CO2 mais comentadas atualmente e destaca o fato de que nenhuma delas ainda foi testada em escala.

A bioenergia com captura e armazenamento de carbono (BECCS) é o método tecnológico de maior destaque no relatório do IPCC. Aqui, as árvores são cultivadas para capturar CO2 antes de serem queimadas em uma usina para obter energia. As emissões da usina são capturadas e permanentemente armazenadas no subsolo.

Outro método tecnológico muito discutido para a remoção de CO2 da atmosfera é a captura direta de ar (DAC). A técnica utiliza máquinas para extrair CO2 diretamente do ar. Se este CO2 for armazenado permanentemente no subsolo usando BECCS, as emissões totais são negativas. A grande maioria do investimento entre 2020 e 2022 foi focada nesta forma de remoção de CO2.

capturar dióxido de carbono co2 aquecimento global mudança climática
Mesmo a combinação de todos os métodos discutidos, seria removido apenas dois milhões de toneladas de CO2 por ano da atmosfera.

A alcalinização do oceano é outro processo proposto que envolveria a adição de materiais alcalinos ao oceano, como rochas de silicato ou carbonato, para aumentar a quantidade de CO2 que absorve. Da mesma forma, a fertilização do oceano envolveria estimular o crescimento do fitoplâncton para aumentar a captura de carbono.

Outros métodos mencionados são o uso de biocarvão e a erosão aprimorada das rochas como forma de remover o CO2 da atmosfera.

Steve Smith, executivo-chefe da Oxford Net Zero e CO2RE da Universidade de Oxford e autor principal da avaliação de eliminação de CO2, destaca que mesmo a combinação de todos os métodos acima, seria eliminado apenas dois milhões de toneladas de CO2 por ano da atmosfera. Isso equivale a 0,005% das emissões globais de cimento e combustíveis fósseis em 2022.

Dilemas no uso destas técnicas

Os cientistas alertam que pode haver grandes problemas com a ampliação de muitas das novas tecnologias. Por exemplo, muitos especialistas consideram que a alcalinização e a fertilização dos oceanos são muito arriscadas para o ambiente marinho e acham que, de todos os modos, é possível que não funcionem.

Enquanto isso, uma implantação em larga escala de bioenergia com BECCS exigiria que grandes áreas de terra fossem dedicadas a cultivos de bioenergia, o que, por sua vez, poderia comprometer os sistemas alimentares e a conservação do ecossistema.

Preocupações semelhantes existem para a grande quantidade de terra que seria necessária para a produção de biocarvão (os impactos a longo prazo do uso de biocarvão em larga escala também são desconhecidos), e as altas temperaturas necessárias para produzir biocarvão requerem muita energia. Da mesma forma, pulverizar rochas para aumentar o desgaste delas também usaria muita energia e poderia ser muito caro.