Clima extremo na Europa: Turquia está debaixo d'água!

Nova tempestade na Europa, atinge agora a Turquia. Te mostramos aqui as imagens mais impressionantes das chuvas torrenciais que causaram enchentes e inundações repentinas e deixaram centenas de desabrigados no nordeste do país.

Embora seja comum que ocorram chuvas fortes na Turquia nesta época do ano, desta vez foram registrados vários eventos extremos de chuvas em um curto prazo de tempo. A principal área afetada é o nordeste do país, em distritos próximos à costa do Mar Negro.

Mais uma vez as imagens de uma forte chuva invadiram as redes sociais na última quinta-feira (22), quando os moradores do distrito de Arhavi, na Turquia, começaram a publicar vídeos do desastre ambiental que estavam vivenciando. As imagens parecem de cinema, mas são reais; o centro do distrito foi transformado em um lago pelo transbordamento do riacho Arhavi.

A taxa de precipitação foi tão alta que dificultou significativamente a drenagem correta da água da chuva na cidade; além disso, diante de quantidades de chuvas tão elevadas é impossível evitar o desabamento total de ruas e avenidas. As enchentes se formaram rapidamente e a força da água arrastou automóveis, troncos de árvores e outros tipos de entulho pesado.

O número de evacuados chega a centenas, no momento da redação deste texto as autoridades locais falavam em um número superior a 200 pessoas, muitas famílias tiveram que deixar suas casas para proteger suas vidas. Várias dezenas de pessoas também tiveram que ser resgatadas pelo pessoal da proteção civil, que teve que atuar até com cordas, pois várias áreas tornaram-se totalmente intransitáveis.

Há alguns dias, um novo recorde foi alcançado na Turquia, com a temperatura máxima mais alta já observada no país. O termômetro marcava 49,1°C em Cyzre. Não muito longe dali, em Arhavi, chuvas torrenciais e enchentes causaram estragos.

Até o momento, nenhuma contagem oficial de óbitos foi publicada, mas isso pode mudar com o passar das horas, pois é um evento recente e a região está muito devastada, com várias pessoas que ficaram presas.

Este não é o único evento notável de chuvas torrenciais e potencialmente mortais nos últimos dias na Turquia; na semana passada, chuvas superiores a 200 mm foram relatadas na província de Rize. A força da água causou deslizamentos de terra e inundações, que deixaram graves danos materiais nos distritos de Güneysu e Çayeli, no nordeste do país, com um saldo de dois desaparecidos e pelo menos sete vítimas fatais.

As ruas ficaram totalmente bloqueadas por toneladas de lama e pedras arrastadas pela chuva, que desabaram a toda velocidade em avalanches, durante os deslizamentos. Várias casas ficaram literalmente enterradas sob a terra e lama; a força da água foi tão grande que até os corpos das vítimas fatais foram encontrados a centenas de metros de suas casas.