Alerta no Mediterrâneo: Itália será em breve ameaçada por uma super erupção vulcânica?

As costas italianas estão em perigo? É o que parece, de acordo com uma descoberta que indicou a presença de depósitos vulcânicos que levariam a uma enorme catástrofe cíclica que só ocorre a cada 10.000 ou 15.000 anos.

erupção vulcânica
Segundo a descoberta dos pesquisadores, esta zona do Mediterrâneo é o berço de uma série de erupções vulcânicas muito poderosas que se repetem a cada 10.000 ou 15.000 anos.

Podemos prever um enorme desastre natural no Mediterrâneo? A resposta é sim, segundo pesquisadores americanos. A Itália seria ameaçada por uma super erupção vulcânica que acontece a cada 10.000 ou 15.000 anos.

Como eles chegaram nesse resultado? Quando ocorrerá a próxima erupção devastadora? Te contaremos aqui.

O estudo de megálitos ou depósitos vulcânicos

A equipe de pesquisadores liderada pelo professor Derek Sawyer, da Universidade de Ohio, visitou a Bacia Marsili, no Mar Tirreno, perto de um vulcão subaquático. Este mar faz parte do Mediterrâneo Ocidental, entre a Córsega, a Sardenha, a Sicília e a bota italiana.

A pesquisa se concentrou em formas imponentes escondidas no fundo do mar, que ninguém havia conseguido caracterizar antes devido à resolução muito baixa da imagem. No estudo, publicado na revista GeoScienceWorld, os autores revelam que descobriram quatro enormes depósitos vulcânicos formados ao longo dos últimos 40 mil anos nesta área.

Acredita-se que estes quatro enormes depósitos, ou "megálitos", tenham surgido de super erupções vulcânicas, desastres naturais cíclicos que ocorrem a cada 10.000 ou 15.000 anos perto da costa italiana. Essa descoberta se deve principalmente à qualidade do material utilizado, já que as camadas de sedimentos foram analisadas por meio de imagens de alta resolução.

Em breve um novo desastre?

Estes megálitos formam unidades distintas, com 10 a 25 metros de espessura, separadas por zonas paralelas. Os núcleos perfurados pelos pesquisadores revelaram que eram feitos de rocha vulcânica de 40 mil, 18 mil e 8 mil anos de idade.

Comparando estas datas com a história geológica da região, os investigadores confirmaram que coincidiram com três grandes erupções ocorridas no Golfo de Pozzuoli, uma conhecida região vulcânica a noroeste de Nápoles (mais precisamente nos Campos Flégreos).

Tudo isto sugere uma nova catástrofe, especialmente porque esta série de erupções vulcânicas está entre as mais poderosas já observadas na Terra até hoje.

Se esta série se repete a cada 10.000 ou 15.000 anos e a última ocorreu há 8.000 anos, a próxima ocorrerá sem dúvida dentro de 2.000 a 7.000 anos. Os pesquisadores poderão assim estabelecer uma escala de risco na região, enquanto a atividade deste setor vulcânico ainda preocupa...