Quantos vulcões em erupção existem no mundo neste momento? A Instituição Smithsonian nos conta!

O Programa Global de Vulcanismo da Instituição Smithsonian é responsável por monitorar o status de todos os vulcões do mundo. E tem um registro de mais de 12.000 anos!

erupção vulcânica
A instituição emite relatórios semanais sobre a situação dos vulcões.

Todas as semanas, o Programa Global de Vulcanismo da Instituição Smithsonian, nos Estados Unidos, atualiza o Relatório Semanal de Atividade Vulcânica. Este comunicado informa sobre a situação das erupções ativas em todo o planeta.

Especialistas dizem que atualmente existem 46 vulcões em estado de erupção contínua, mas apenas 19 deles estão em erupção. A diferença entre eles é que no primeiro caso, estão em fase de atividade anterior à erupção, enquanto no segundo, estão expelindo material vulcânico, como lava, cinzas, gases e piroclastos.

Normalmente, ocorrem de 40 a 50 erupções contínuas e, destas, cerca de 20 irão explodir em um determinado dia em particular.

Uma erupção denominada "contínua" nem sempre significa atividade diária persistente, mas sim que houve um ou mais eventos intermitentes nos últimos momentos. Portanto, para ser incluído no relatório semanal, um vulcão deve atender a diversos requisitos, como emanar cinzas, experimentar nova atividade, alterar sua ação ou apresentar uma mudança no nível de alerta.

"O número de vulcões em erupção neste momento é normal", disse o diretor do Programa, Ben Andrews, em uma nota à The Science Times. "Atualmente, há 46 erupções em curso e, nos últimos 30 anos, ocorreram normalmente entre 40 e 50 erupções em um dado momento. Desde 1991, ocorreram entre 56 e 88 erupções por ano; neste ano, até agora, ocorreram 67 erupções; em 2022 foram 85", acrescentou.

Últimas adições

Na atualização mais recente do relatório, o vulcão Reykjanes-Svartsengi, que fica perto da fissura Fagradalsfjall, na Islândia, foi adicionado à lista.

O vulcão islandês apresentou múltiplos sintomas de instabilidade, incluindo milhares de terremotos e o afundamento de uma grande área de terra, indicando que o magma se aproxima do vulcão antes de uma erupção. Enquanto no relatório anterior foram adicionados os de Kamchatka, na Rússia; o Grindavík, na Islândia; e o Iwo Jima, no Japão.

erupção vulcânica
A definição de vulcões e vulcões ativos não é única, portanto o número de vulcões ativos pode variar.

A Instituição esclarece que o número total de vulcões ativos pode variar daqueles mencionados por outras instituições, uma vez que as definições de 'vulcões' e de 'vulcões ativos' não é única.

Por exemplo, "vulcão" pode ser aplicado a aberturas individuais, edifícios vulcânicos ou campos vulcânicos. “Talvez a resposta mais honesta à questão numérica seja que não temos realmente uma contagem exata dos vulcões do mundo”, esclarece a Instituição, "mas há pelo menos mil sistemas de magma identificados (apenas em terra) que provavelmente entrará em erupção no futuro”.

Quais são os países com mais erupções vulcânicas?

A lista dos países com mais erupções nos últimos 12.000 anos inclui:

  1. Estados Unidos (165 erupções)
  2. Japão (122)
  3. Rússia (117)
  4. Indonésia (117)
  5. Chile (91)
  6. Etiópia (50)

A atividade vulcânica está aumentando?

O Programa Global de Vulcanismo afirma que não detecta sinais que demonstrem um aumento real na atividade vulcânica. Os últimos 200 anos, com os humanos dispersos por todo o planeta e sistemas de comunicação relativamente eficientes, são o período mais favorável para procurar padrões periódicos.

Mesmo assim, neste período, qualquer tendência real é ofuscada por fatores como eventos históricos, mudanças tecnológicas e influências derivadas da exploração. O aparente aumento da atividade está relacionado com o crescimento das populações próximas aos vulcões, o que facilita a observação de erupções, ou com melhorias nas tecnologias de comunicação para relatar tais eventos.

A melhor evidência de que estas tendências são mais aparentes do que reais vem do registro de grandes erupções, cujos efeitos são de longo alcance e é menos provável que escapem à documentação, mesmo em áreas remotas.

Revendo os dados desde 1800, se observa que algumas quedas nos registros de atividade coincidem com as duas Guerras Mundiais, épocas em que a atenção das pessoas, inclusive dos editores, estava voltada para outras preocupações.

Um dos declínios mais significativos na atividade vulcânica registrada ocorreu após o colapso do mercado de valores em 1929 e durante a subsequente Grande Depressão. Do final da década de 1920 ao início da década de 1930, todas as regiões vulcânicas do mundo, exceto a Rússia, a Melanésia e as Índias Ocidentais, mostraram um declínio no número de vulcões ativos relatados.