40°C no Rio de Janeiro: calor intenso na cidade deixa praias lotadas e dispara a procura por água
Este domingo foi marcado por calor intenso na cidade do Rio de Janeiro, com praias lotadas e banhistas recorrendo à água gratuita nas orlas para enfrentar as temperaturas elevadas. Em um ponto, foram distribuídos mais de 150 litros de água em apenas 1 hora!

A capital carioca enfrentou calor excessivo no último domingo (11). Estações meteorológicas do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) marcaram temperaturas máximas de 39,7ºC na Vila Militar; de 39,5ºC em Marambaia, 38,9ºC em Niterói e 38,2ºC em Duque de Caxias, por exemplo.
E segundo dados do Sistema Alerta Rio, da Prefeitura, a máxima foi de 40°C na estação de Santa Cruz, zona oeste do Rio, a maior temperatura da cidade no ano registrada até o momento.
O dia de sol escaldante fez as praias ficarem lotadas já desde cedo da manhã e aumentou a procura por pontos de hidratação nas orlas. Veja mais informações abaixo.
Calor intenso enche praias e aumenta a procura por água
O calorão dos últimos dias têm mudado a rotina dos banhistas; eles saem mais cedo da areia, antes do sol ficar mais forte, e recorrem à água gratuita durante o período que estão na praia.

Várias praias têm distribuídas pelas suas orlas pontos de hidratação colocados pela Cedae (Companhia de saneamento no Rio de Janeiro), onde a água é oferecida gratuitamente. E neste domingo (11), o consumo aumentou consideravelmente.
Em um dos pontos de hidratação na Praia de Copacabana, foram distribuídos mais de 150 litros de água em apenas 1 hora. Os pontos ficam nas orlas entre 10h e 16h, período em que os órgãos municipais orientam para que se evite a exposição direta ao sol.
Além das temperaturas elevadas, a umidade relativa do ar está bem baixa, variando entre 20% e 30% no período da tarde, o que agrava a sensação de calor e abafamento e pode trazer riscos à saúde.
Recomendações para quem está no calor carioca
Segundo orientações das autoridades, nestas situações deve-se aumentar a hidratação, evitar exposição ao sol nos horários mais quentes do dia e redobrar os cuidados com a saúde, como:
- Consumir alimentos leves, como frutas e saladas;
- Utilizar roupas leves e frescas;
- Use protetor solar;
- Evitar bebidas alcoólicas com elevado teor de açúcar, pois pode provocar desidratação;
- Não deixar de tomar medicamentos de rotina. O calor pode prejudicar mais quem tem hipertensão, diabetes ou insuficiência cardíaca;
Além disso, não esqueça dos pets. Evite passear com eles entre 10h e 16h e verifique a temperatura do chão onde for passar. Disponibilize água fresca para ele durante o passeio. E também ofereça água com frequência a crianças e idosos, mesmo que eles não sintam sede.
Referências da notícia
150 litros em uma hora: calor de 40°C no Rio enche praias e faz banhistas buscarem pontos de hidratação da orla. 11 de janeiro, 2026. Danilo Perelló.
Rio enfrenta calor intenso com temperatura de quase 40°C neste domingo. 11 de janeiro, 2026. redação G1 Rio.
Rio de Janeiro registra 40ºC e atinge maior temperatura da cidade no ano. 11 de janeiro, 2026. Redação UOL SP.