Temporal com granizo e vento forte causa danos em Sorocaba, Votorantim e cidades vizinhas; veja imagens

Desabamento de galpão, alagamentos e queda de árvores marcaram a tarde desta segunda-feira (12) em Sorocaba, após uma chuva intensa atingir a cidade e arredores.

Uma árvore caiu em cima de dois veículos (carro e moto) na rua Professor Toledo no Centro - Foto: Thaís Verderamis
Árvore caiu em cima de dois veículos na rua Professor Toledo no Centro - Foto: Thaís Verderamis/ Jornal Cruzeiro

Uma forte chuva de verão atingiu a região de Sorocaba (SP) no início da tarde desta segunda-feira (12), trazendo consigo uma série de transtornos. Segundo a Defesa Civil, o temporal provocou alagamentos, queda de árvores, interrupção no fornecimento de energia e até o desabamento de uma estrutura.

A população foi alertada com antecedência por meio do sistema cell broadcast, tecnologia que utiliza a rede de telefonia para disparar mensagens de emergência com som e texto, interrompendo temporariamente o uso dos celulares. A medida, utilizada em casos de desastres severos, avisou sobre as pancadas de chuva intensa, acompanhadas de ventos e possível granizo.

Galpão desabou no bairro de Iporanga e vias ficaram bloqueadas após forte chuva acompanhada de ventania.
Galpão desabou no bairro de Iporanga e vias ficaram bloqueadas após forte chuva acompanhada de ventania. Foto: Reprodução/ Defesa Civil

Em Sorocaba, foram registradas quedas de árvores em três locais: Avenida Afonso Vergueiro, Rua Pilar do Sul e Rua Professor Toledo. Nesta última, a via precisou ser interditada temporariamente, com agentes da Secretaria de Mobilidade atuando para orientar o tráfego. Além disso, um galpão desabou na Rua Anuar Dequech, no bairro Iporanga.

Votorantim, Piedade e Salto de Pirapora também enfrentaram problemas

A instabilidade não ficou restrita à cidade de Sorocaba. Votorantim, no bairro São Lucas, registrou chuva com granizo e fortes rajadas de vento. Uma casa foi atingida por chapas de alumínio, resultando em prejuízos materiais. Já em Piedade, um morador do bairro rural de Jurupará filmou o momento em que pedras de granizo caíam no quintal da residência.

Chuva rápida e intensa causou prejuízos em Votorantim (SP).
Chuva rápida e intensa causou prejuízos em Votorantim (SP). Foto: Reprodução

Em Salto de Pirapora, uma casa desabou com a força da chuva, mas, felizmente, não houve feridos. Engenheiros da prefeitura foram acionados para avaliar se houve comprometimento estrutural do imóvel atingido e de construções vizinhas. A Secretaria de Desenvolvimento Social prestou assistência à família afetada, com possibilidade de encaminhamento para abrigos públicos.

Outros pontos da região também apresentaram transtornos. Na Rodovia João Guimarães, uma árvore caiu e interditou totalmente a via. Com isso, bairros como São Lucas, Quintas e Portal ficaram temporariamente sem energia elétrica até que as equipes da CPFL pudessem fazer o desligamento e os reparos necessários.

Chuvas de verão: rápidas, intensas e localizadas

De acordo com a Defesa Civil do Estado, esse tipo de ocorrência está relacionado às chamadas chuvas de verão, fenômeno típico desta época do ano. As altas temperaturas, combinadas com a umidade do ar, favorecem a formação de nuvens de grande desenvolvimento vertical, conhecidas como cumulonimbus.

Essas nuvens, formadas especialmente no período da tarde, são responsáveis por provocar chuvas fortes em curtos períodos, geralmente acompanhadas de rajadas de vento, raios e granizo. O processo ocorre quando o calor acumulado no solo durante a manhã intensifica a instabilidade atmosférica, fazendo o ar quente e úmido subir com força.

Na cidade de Sorocaba, também foram registradas ocorrências de alagamentos no bairro Jardim Teixeira e rompimentos em tubulações de água. As árvores caídas na região central começaram a ser removidas pelas equipes responsáveis ainda no início da noite, liberando gradualmente as vias atingidas.

Referências da notícia

Chuva forte causa alagamentos e quedas de árvores em Sorocaba. 12 de janeiro, 2026.