Apesar das chuvas observadas nos últimos meses, os reservatórios da maior região metropolitana do Brasil, a Região Metropolitana de São Paulo, ainda estão na mira de uma nova crise hídrica, principalmente o grande Sistema Cantareira.
Apesar das chuvas observadas nos últimos meses, os reservatórios da maior região metropolitana do Brasil, a Região Metropolitana de São Paulo, ainda estão na mira de uma nova crise hídrica, principalmente o grande Sistema Cantareira.
Ontem à noite, uma forte tempestade provocou chuva torrencial e granizos incomuns na cidade italiana de Roma. As ruas tornaram-se rios com enormes blocos de gelo, parecendo uma paisagem polar!
Após a passagem do furacão Michael pelos estados do sudeste dos Estados Unidos, agora o estado do Texas que está sendo castigado por inundações históricas! Chuvas fortes têm atingido a região nos últimos dias, causando o transbordamento dos principais rios e reservatórios.
O ciclones Callum e Leslie atingiram o oeste da Europa em dois pontos distintos nesse fim de semana, causando severas inundações, chuvas e ventos intensos que resultaram em grande destruição e perdas de vidas.
Já chamado de "tempestade do século" o furacão Michael desvastou o estado da Flórida, provocou ventos de de até 250km/h e continua causando prejuízos na costa sudeste dos EUA.
Ontem à tarde, uma tempestade muito forte causou inundações no município de Sant Llorenç na ilha de Maiorca. A catástrofe já provocou pelo menos 9 vítimas, dez desaparecidos e inúmeros danos.
Na tarde de quinta-feira, os bueiros não conseguiram escoar uma quantidade enorme de água e as ruas rapidamente se tornaram rios na segunda maior cidade da Sicília. Há pelo menos dois mortos na região da Calábria.
Em setembro experimentamos características das quatro estações do ano em único mês! Frio, calor, tempo seco e temporais marcaram esse mês no Brasil. No cenário internacional, a intensa atividade de furacões, tufões e tempestades tropicais foi o principal destaque do mês.
O terremoto de magnitude 7.5 que atingiu Palu há algumas horas na Indonésia causou um poderoso tsunami que atingiu a ilha de Sulawesi.
Previsões recentes mostram que provavelmente teremos um novo evento de El Niño consolidado ainda neste ano. Portanto, é importante sabermos quais são os impactos desse fenômeno no clima do Brasil e nos prepararmos para os próximos meses de primavera e verão.
A queda de grandes rochas de um penhasco provocaram um tsunami que inundou a parais lotada de banhistas. Sete pessoas ficaram feridas.
No ultimo dia 5 de setembro foi celebrado o Dia da Amazônia! Nessa data celebramos a riqueza da maior floresta tropical do mundo e também destacamos sua importância na manutenção do clima da América do Sul, principalmente do Brasil.