Incêndios em Chernobyl aumentam os níveis de radiação

A Zona de Exclusão de Chernobyl foi afetada por incêndios florestais nos últimos dias. O fogo libera radiação que estava presa em árvores perto de onde um reator nuclear explodiu em 1986.

Chernobyl
Os incêndios são iniciados por pessoas que acendem incêndios em áreas próximas à área de exclusão.

Em meio à pandemia de coronavírus, que paralisou o mundo inteiro, outras questões importantes permanecem à margem. Um deles está relacionado aos enormes incêndios florestais na Ucrânia que estão consumindo a vegetação na Zona de Exclusão da usina nuclear de Chernobyl. Essa região corresponde a o ponto zero em onde foi gerada a explosão que consumiu um dos reatores em 1986.

Como consequência, os níveis de radiação estão aumentando criticamente na área , um efeito derivado do vento constante, que ao mesmo tempo espalha a fumaça dos incêndios. Segundo relatos da LiveScience, o incidente abrangeu cerca de 20 hectares perto da vila abandonada de Vladimirovka. Já a rede de notícias da CNN noticiou que o incêndio foi responsável pelo aumento da radiação na região.

Em uma postagem no Facebook, Yegor Firsov, chefe do serviço de inspeção ecológica da Ucrânia, mostrou um contador Geiger perto do fogo com uma leitura de 2,3 microssegundos por hora, uma medida da radiação ambiente. Para comparação, a leitura normal na área é de 0,14 microssegundo por hora .

Fogo libera radiação das árvores

Um estudo de 1996 concluiu que os principais elementos que transportam radiação (césio, iodo e cloro) podem ser absorvidos por plantas e animais da região e se manter nas cinzas quando são queimados. Este processo agora está sendo validado por esses incêndios . No momento, essa condição está confinada à área onde o fogo se desenvolve.

Na cidade de Chernobyl, os níveis de radiação permanecem normais. Incêndios nessa área também não são incomuns. Lembre-se de que a área abandonada atinge 2.500 quilômetros quadrados. Nas últimas três décadas, árvores e vegetação mais baixa se espalharam por toda a área .

A origem dos incêndios vem dos próprios humanos que começam os focos nas proximidades. Em um clima quente e seco, as chamas se espalham facilmente na Zona de Exclusão. As autoridades estão buscando ações mais fortes, porque incêndios maiores podem liberar grandes quantidades de radiação .

Trabalha para impedir sua expansão

Um fato tranquilizador é que o principal foco no incêndio está longe do local do reator , que é fechado em um grande sarcófago de aço e concreto. Por sua vez, a Ucrânia combate os incêndios com uma equipe de 124 bombeiros.

Os níveis de radiação nessas áreas aumentaram em até 16 vezes em relação aos níveis normalmente registrados. Claramente, o fogo está liberando a radiação que havia sido absorvida pelas árvores . Por esse motivo, o trabalho dos bombeiros é constante para impedir a expansão dos focos e manter a menor área possível. O país planeja aumentar o orçamento no futuro para impedir que grandes eventos sejam ocorram.