Projeto "Rainfall Rescue": o confinamento em prol da meteorologia

Aproveitando o fato de existir atualmente o confinamento dos cidadãos nas suas casas, foram criados alguns projetos. Além de poderem contribuir para diminuir o triste isolamento de muitas pessoas, podem, por outro lado, beneficiar algumas atividades como a meteorologia.

Medindo a chuva
Obter o registo da quantidade de chuva que ocorre é de extrema importância para a meteorologia e para todos os estudos relacionados.

Foi apresentado na Grã-Bretanha um projeto importante para a Meteorologia dirigido pelo professor Ed Hawkins da Universidade de Reading.

O projeto

O projeto “Rainfall Rescue” tem como objetivo preencher a lacuna nos registos digitais de dados da precipitação entre as décadas de 1820 e 1950. Como as pessoas na Grã-Bretanha estão com mais tempo em suas casas devido a situação de quarentena, a Universidade de Reading está pedindovoluntários para que ajudem a transcrever registos históricos de dados de precipitação . Assim, o público em geral, é convidado para efetuar a transcriação de observações meteorológicas feitas antes da era dos computadores.

As informações históricas, se estiverem digitalizadas, irão facilitar e melhorar os estudos feitos pelos cientistas sobre o clima do Reino Unido, os padrões históricos existentes, bem como analisar melhor as tendências a longo prazo, melhorando os cenários climáticos .

De acordo com o professor Hawkins, esta pode ser uma ótima oportunidade para resgatar milhões de dados de precipitação do Reino Unido que atualmente não podem ser usados, mas que permanecem em registos manuais. Estes registos ajudarão os cientistas a entender melhor a variabilidade da precipitação em todo o Reino Unido.

Este projeto dará a possibilidade de uma pessoa participar de um projeto científico, proporcionando ao mesmo tempo uma ocupação dos tempos livres, podendo se tornar uma distração bem-vinda, quebrando os longos períodos de isolamento devido às medidas de restrições contra o COVID-19.

A pessoa que pretende participar não precisa vasculhar antigos volumes encadernados cheios de poeira, o Serviço Meteorológico Inglês (Met Office)já tem digitalizados as páginas escritas manualmente, cerca de 65.000 folhas . Só será preciso entrar neste site, ler os valores de precipitação escritas à mão e inserir esses números em determinados locais do site criados para esse efeito.

Dados históricos de precipitação

No Arquivo Meteorológico Nacional do Reino Unido existem milhões de dados de precipitação ainda em papel referentes ao período de 1820 a 1950 . No ano de 1950 existiam já milhares depluviômetrospor todo o Reino Unido.

Pluviômetro
O pluviômetro é um instrumento meteorológico que mede a quantidade de precipitação ocorrida num determinado período.

O período é retratam eventos extremos e são muito importantes por conta disso. Como exemplos, a seca de 1921 e o verão muito chuvoso de 1912 . Após a digitalização, os dados serão disponibilizados de forma livre e aberta, permitindo que os cientistas analisem de forma mais fácil e efetiva usando modelos de computador.

Até o final do mês de março, já haviam inscritos em torno de 12.000 voluntários . A necessidade da digitalização de dados meteorológicos históricos é ainda um problema que se mantém em boa parte dos Serviços Meteorológicos Nacionais.