Feriado de Páscoa com tempo severo nos Estados Unidos

O fim de semana de Páscoa está sendo marcado por tempo severo e impactos nos Estados Unidos. Um forte sistema de tempestade nesta primavera está deixando vários estados do país sob ameaça de tornados violentos, granizo e ventos prejudiciais.

Registro de nuvem funil antes de tornado.
Exemplo de nuvem funil e ameaça iminente de tornado.

A primavera é uma estação agitada nos céus dos Estados Unidos. Nesta época do ano, a umidade do sul começa a interagir com os ventos fortes da corrente de jato que ainda está sobre o país. O resultado dessa interação pode ser explosivo quando a dosagem dos ingredientes é correta.

As trovoadas de verão no trópico que a maior parte dos brasileiros estão acostumados são conhecidas como tempestades de massas de ar . Elas se formam em dias quentes e úmidos e sem variações do vento com a altura (não há cisalhamento). Tempestades desta natureza tem curta duração e pouca severidade. Sem o cisalhamento do vento, a precipitação e a corrente descendente começam a sobrepor a corrente ascendente, fazendo a tempestade se dissipar.

Mas nas latitudes médias onde se encontra os Estados Unidos, o cisalhamento do vento é frequente , com exceção do verão quando a corrente de jato migra para o norte no limite com a fronteira canadense. As fortes variações do vento (velocidade e direção) com a altura aumentam o tempo de duração e a força das tempestades, podendo também rotacioná-las .

Neste feriado de páscoa, um forte sistema de tempestade está se movendo pelo sul dos EUA com trovoadas severas em vários estados . Este surto de mau tempo significativo se iniciou ontem (11) e está sendo gerado a partir de fortes ventos quentes e úmidos do sul que sopram abaixo de ventos frios e secos de sudoeste na atmosfera superior. Na cidade de Del Rio, no Texas, um morador registrou a queda de grandes pedras de granizo.

As fortes trovoadas que começaram a se formar ontem à tarde na região do Texas e de Oklahoma, estão se intensificando agora em direção ao leste na medida em que o sistema de tempestade se fortalece sobre o país. A maior ameaça severa com chances elevadas para tornados neste domingo é incluí a Louisiana, Arkansas, Mississippi e Alabama. No entanto, uma ampla área dos estados ao redor podem registrar algum tipo de severidade.

Rota das tempestades x relógio

Segundo a "The Weather Channel", as tempestades se desenvolverão sobre os seguintes estados e nos respectivos períodos dos próximos dias:

  • Texas: domingo pela manhã
  • Louisiana: domingo de manhã e à tarde
  • Mississippi: domingo de manhã e à noite
  • Tennesse: domingo à noite e segunda-feira pela manhã
  • Alabama: domingo à tarde e segunda-feira logo ao amanhecer
  • Geórgia: domingo durante à noite e manhã/tarde da segunda-feira
  • Carolina do Sul: domingo durante à noite e meio dia da segunda-feira
  • Carolina do Norte: domingo à noite e início da tarde da segunda-feira

Os meteorologistas dos Estados Unidos n ão descartam há possibilidade de tornados intensos e com trilhas longas sobre a superfície. O mau tempo só deve deixar os EUA de vez a partir da terça-feira, quando a frente fria se deslocar para o Atlântico e o ar frio penetrar os estados do leste e sul do país diminuindo as temperaturas.