Himalaia volta a ser visível para Índia após décadas

Após uma série de restrições impostas pelo governo, devido a pandemia do novo coronavírus, grande parte da Índia registrou uma drástica diminuição da poluição do ar. Graças a isso, os Himalaias voltaram a se tornar visíveis para o norte do país!

Himalaia volta a ser visível na Índia
Moradores do norte da Índia ficaram admirados ao conseguirem enxergar os picos do Himalaia após décadas de poluição no horizonte. Fonte: Divulgação/Twitter.

Pessoas que vivem no norte da Índia, como no estado de Punjab, ficaram surpresas e admiradas ao enxergar a cordilheira do Himalaia, que agora está visível a mais de 160 quilômetros de distância devido a diminuição da poluição do ar causada pela drástica redução das atividades humanas pela quarentena imposta devido a COVID-19.

Diversas pessoas que vivem na região relataram, via redes sociais, que está é a primeira vez que conseguem enxergar os picos do Himalaia em décadas, alguns dizem que essa foi a primeira vez em 30 anos!

Isso só foi possível devida a drástica redução da poluição do ar no país. No dia 25 de março o governo indiano ordenou que toda a população do país, as mais de 1.3 bilhão de pessoas, ficasse em suas casas por no mínimo 3 semanas para reduzir a propagação do novo coronavírus. Esse mandato diminui drasticamente as atividades de fábricas e o tráfego de veículos.

Após uma semana da diminuição dessas atividades, os sensores de satélites da NASA observaram o menor nível de aerossóis em 20 anos para essa época do ano no norte da Índia. Mapas divulgados pela própria NASA mostram comparações das medições de aerossóis do mesmo período de 31 de março a 5 de abril para diferentes anos, com um mapa final de anomalia do ano de 2020 comparado a média de 2016 a 2019. Além de um gráfico que ilustra a queda drástica do nível de aerossóis após a implementação da quarentena.

De acordo com o Conselho Central de Controle de Poluição da Índia, 85 cidades em toda a Índia observaram uma redução da poluição do ar na primeira semana de quarentena do país. A capital do país, Deli, observou uma redução de 44% nos níveis de poluição do ar logo no primeiro dia das restrições impostas.

A qualidade do ar na cidade de Jalandhar, em Punjab, de onde foram feitos a maioria dos registros dos picos do Himalaia, foi medida como “boa” pelo índice nacional em grande parte dos dias desde o início da quarentena. Cenário bem diferente ao do ano passado, onde nenhum dia foi teve uma “boa” qualidade do ar nesse período.

21 das 30 áreas urbanas mais poluídas do mundo estão na Índia, de acordo com dados do Relatório Mundial de Qualidade do Ar de 2019 da plataforma IQAir, com 6 entre as 10 mais poluídas. Portanto, a quarentena serviu pelo menos como um respiro de ar fresco para parte da população das cidades mais populosas e poluídas do país.