Vulcão Krakatoa entra em erupção novamente

O vulcão Krakatoa entrou em erupção e lançou nuvens de cinzas que alcançam 15 quilômetros em uma coluna vertical. Duas erupções foram registradas pelo centro de vulcanologia do país na noite de sexta-feira entre 21h50 e 22h35, horário local, e continuam até o momento.

vulcão Krakatoa tem forte erupção
A atividade do vulcão deixa os indonésios preocupados com a possibilidade de tsunami durante o período de quarentena.

Durante meados da noite de sexta-feira na Indonésia, uma grande explosão oriunda do vulcão Krakatoa foi ouvida na capital do país, Jacarta, a mais de 140 quilômetros de distância . A erupção com cinzas e lava veio logo em seguida e provocou pânico na população. A coluna vertical de fumaça foi detectada por satélites a mais de 15km de altitude.

A Indonésia tem mais de 130 vulcões ativos . Eles compõem o eixo do sistema de arco insular indonésio produzido pela subducção nordeste da placa indo-australiana. A maioria desses vulcões fica ao longo das duas maiores ilhas da Indonésia , Java e Sumatra. Essas duas ilhas são separadas pelo Estreito de Sunda, localizadas em uma curva no eixo do arco da ilha. Krakatau fica acima da zona de subducção da Placa Eurasiana e da Placa Indo-Australiana , onde os limites da placa fazem uma mudança acentuada de direção.

Acredita-se que esta erupção seja a mais forte desde dezembro de 2018 , quando produziu um tsunami que matou mais de 400 pessoas e deixou mais de 1000 feridos nas costas do sudeste da Sumatra e Java ocidental. Naquele ocasião, as autoridades indonésias reconheceram que o país não possuía um sistema de alerta de tsunamis e até o momento não há indícios de que o país já possua o sistema.

Em 1883, o vulcão entrou em erupção com uma explosão maciça que era 10.000 vezes mais poderosa do que a bomba atômica lançada sobre Hiroshima . Esta foi a mais poderosa atividade do Krakatoa. A erupção matou aproximadamente 36.000 pessoas , destruiu centenas de aldeias e cinzas viajaram até a Europa. Estudos posteriores mostram que a erupção provavelmente reduziu as temperaturas globais por anos.

Você pode se interessar: Efeitos do vulcanismo no clima

A erupção também afetou o clima e fez com que as temperaturas caíssem em todo o mundo. As cinzas chegaram a alcançar a cidade de Nova York, onde foi relatado a presença de nuvens vermelhas no horizonte por dias.

Erupções vulcânicas e o clima

A relação entre vulcões e o clima já é bem descrita na literatura. Grandes erupções são capazes de injetar cinzas na estratosfera . Este material se espalha envolta do planeta sendo carregado por fortes ventos. A deposição seca deste material é lenta e por isso estas cinzas podem levar anos para se dissipar. A grande quantidade de material particulado na estratosfera de origem vulcânica interage com a radiação solar e por isso há uma diminuição da temperatura global alguns anos após grande erupções vulcânicas.