Atualidade

O que será da La Niña em 2021?

O atual evento de La Niña acabou de passar pelo seu momento de intensidade máxima e agora começa a apresentar sinais de enfraquecimento. As condições oceânicas atuais e os modelos de previsão indicam que caminharemos lentamente para uma fase neutra!

Estudo mostra que a mudança climática é prejudicial às abelhas

As abelhas selvagens são mais afetadas pelas mudanças climáticas do que por perturbações em seus habitats, de acordo com uma equipe de pesquisadores da Penn State. Os resultados sugerem que abordar apenas as questões de uso da terra não será suficiente para proteger esses importantes polinizadores.

Terremoto na Indonésia deixa dezenas de mortos e centenas de feridos

São pelo menos 34 mortos e centenas de feridos. Este é o cenário caótico na Indonésia após um terremoto de 6,2. Além dos danos já causados, tremores secundários podem causar tsunami. Horas antes, um terremoto de magnitude 5,9 atingiu a mesma área danificando várias casas.

Estiagem contribui para a maior quebra de safra de citros da história

O clima adverso prejudicou a citricultura em 2020. A maior demanda industrial somada às adversidades climáticas, impulsionaram as cotações no mercado de mesa. Segundo o relatório da Fundecitrus, o cinturão citrícola deve ter uma quebra histórica na safra 20/21.

O buraco de ozônio recorde de 2020 se fechou!

O buraco que se abriu na camada de ozônio sobre a Antártica em 2020 se fechou no final do mês passado! Esse foi o maior, mais profundo e duradouro a ser observado desde o início dos registros, há 40 anos!

O combate à superpopulação de coalas na Austrália

David Ramsey, do Arthur Rylah Institute for Environmental Research, em Melbourne, e sua equipe analisaram os efeitos de um programa de controle de fertilidade em populações de coalas, nas áreas onde estes animais se reproduzem com mais frequência, correndo o risco de morrer de fome. Saiba mais aqui!

2020 empata com 2016 como ano mais quente da história

A agência europeia Copernicus informou que, a partir de seus dados analisados, o ano de 2020 se igualou ao ano de 2016 como o ano mais quente da história dos registros! 2020 ficou 1.25°C mais quente que os níveis pré-industriais!

316 317 318 319 320