Tempestade Tropical Sam se forma no Atlântico e pode virar furacão

Após uma semana bem movimentada no Atlântico Norte, com a formação das tempestades tropicais Odette, Peter e Rose, mais uma tempestade nasceu sobre o Atlântico: a Tempestade Tropical Sam! Sam poderá evoluir para a categoria de furacão entre hoje e amanhã.

Tempestade tropical Sam
Tempestade tropical Sam poderá se aproximar das pequenas ilhas caribenhas como um grande furacão nos próximos dias.

Em meio ao pico da temporada de furacões de 2021, o Atlântico Norte virou uma fábrica de ciclones tropicais, formando diversas tempestades tropicais e furacões, um seguido do outro! Após uma semana bem movimentada, com a formação das tempestades tropicais Odette, Peter e Rose, agora temos a recém-formada Tempestade Tropical Sam!

O Centro Nacional de Furacões atualizou o status da Depressão Tropical 18 para Tempestade Tropical Sam na quinta-feira (23), quando o sistema estava a um pouco mais de 2 800 km a leste-sudeste das Ilhas de Barlavento, no Caribe, com ventos da ordem de 80 km/h.

Com isso, Sam se tornou a 18º tempestade tropical nomeada da temporada de furacões de 2021, e é a segunda tempestade de letra ‘S’ a se formar tão cedo numa temporada na história dos registros, perdendo apenas para Sally, da temporada recorde de 2020.

Sam poderá se aproximar do norte das Ilhas Barlavento, no Caribe, no início da próxima semana como um grande furacão, de categoria 3 ou mais!

Parece certo que Sam evoluirá para a categoria de furacão entre hoje e amanhã, já que as condições atmosféricas e oceânicas sobre o Atlântico tropical estão favoráveis para seu desenvolvimento: baixo cisalhamento do vento e águas mais quentes. Se essas condições se manterem ao longo de sua trajetória, Sam poderá chegará a categorias mais intensas de furacão no início da próxima semana.

Ainda não está claro se Sam vai tocar a terra em algum ponto do Atlântico, as previsões estão indicando que Sam poderá se aproximar, como um grande furacão de categoria 3, das pequenas ilhas do norte do Caribe, se manter sua trajetória para oeste/noroeste até o início da próxima semana.

Apesar da incerteza sobre quais locais poderão ser impactos por Sam, sua aproximação das ilhas caribenhas certamente irá gerar ondas fortes e forte agitação marítima na costa leste dessas ilhas. Após passar pelas pequenas ilhas do Caribe, meteorologistas estão em alerta para possíveis impactos na região entre as ilhas Bahamas e Bermuda, além da costa leste dos Estados Unidos e também do Canadá.

Com a nomeação de Sam, só restam mais três nomes na lista de tempestades estabelecida antes do início da temporada desse ano: Teresa, Victor e Wanda. Se essa lista se esgotar e novas tempestades se formarem, como ocorreu em 2020, uma lista suplementar preparada pela Organização Meteorológica Mundial será utilizada, já que o alfabeto grego foi retirado de uso após a temporada do ano passado.

A temporada ainda está longe do fim, faltando mais de 2 meses para seu término oficial (30 de novembro). As principais agências que fazem a previsão da atividade de ciclones tropicais antes do início da temporada apostaram numa temporada acima da média e já acertaram, pois, a temporada de 2021 já formou 18 tempestades nomeadas, enquanto pela média climatológica de 1991 a 2020 são esperadas 14 tempestades.