A maior árvore do planeta é coberta para ser protegida de incêndios

A famosa árvore conhecida como General Sherman foi coberta por cobertores de alumínio junto com outras árvores antigas dentro do Parque Nacional da Sequóia, na Califórnia. O complexo de incêndios de quase 3.000 hectares está localizado a poucos quilômetros de distância.

General Sherman
El General Sherman es considerado el árbol más grande del mundo desde el punto de vista volumétrico, con un total de 1487 m3.

No ano passado falamos na Meteored Brasil quais são as árvores mais famosas do mundo, e essa lista não poderia ser encabeçada por outra árvore que não a conhecida como General Sherman, localizada na Califórnia (Estados Unidos).

Sua popularidade reside no fato de que se acredita ter mais de 2.000 anos e é considerado o ser vivo com maior quantidade de biomassa da Terra, mesmo sem ser o mais alto ou o mais largo.

Agora, as notícias e imagens que vêm do Parque Nacional da Sequóia, na Califórnia, não são nada agradáveis ... o icônico General Sherman está sendo envolvido pelos bombeiros em cobertores de alumínio para protegê-lo do fogo.

O incêndio da Colônia, a ameaça latente

De acordo com a BBC, as chamas continuam a assolar a reserva natural e as autoridades temem que o fogo possa atingir um lugar chamado Floresta Gigante, que abriga algumas das maiores árvores do mundo.

O complexo do incêndio de 10.000 acres, que foi aceso por um raio na noite de 9 de setembro, está queimando a pouco mais de um quilômetro da Floresta Gigante. O complexo é composto pelo Fogo do Paraíso e pelo Fogo da Colônia. Os incêndios mataram milhares de sequoias, algumas tão altas quanto edifícios e com milhares de anos.

O Parque Nacional está fechado ao público porque o Fogo da Colônia, um dos dois ativos no Parque Nacional da Sequóia, deve chegar à Floresta Gigante nos próximos dias.

Cubra árvores e placas icônicas

As sequoias são altamente resistentes ao fogo e evoluíram ao longo dos anos para sobreviver às chamas cada vez mais frequentes nesta região do planeta. Mas, nesta ocasião, a extraordinária intensidade dos incêndios pode acabar derrotando essas árvores, como aconteceu no ano passado com o chamado incêndio do castelo que matou milhares de sequoias.

youtube video id=eyoxxkoN75g

Os bombeiros envolveram não apenas a base do General Sherman e outras árvores com cobertores protetores, também cobriram alguns dos pôsteres mais famosos do parque. O envoltório de alumínio usado pode suportar calor intenso por curtos períodos de tempo e, de acordo com autoridades federais, este material tem sido usado há anos em todo o oeste dos Estados Unidos para proteger estruturas sob ameaça de incêndio.

Mais fatos surpreendentes sobre o General Sherman

O General Sherman é considerado a maior árvore do mundo do ponto de vista volumétrico, com um total de 1487 m3. Ele mede 83,8 m de altura (o mais alto do planeta, denominado Hyperion, mede 115,5 me está localizado no Parque Nacional Redwood também na Califórnia) e tem entre 2300 e 2700 anos de idade.