Formação de vários tornados provoca danos no norte da Itália

Uma série de tornados passou pelo norte da Itália no último domingo, 19 de setembro, causando danos consideráveis na região de Modena. Veja aqui alguns vídeos do que aconteceu!

Uma semana após o terrível tornado que devastou a llha de Pantelleria, no último domingo, 19 de setembro, o norte da Itália foi atingida por novos fenômenos que afetaram a Planície Padana, entre Lombardia e Emilia: vários sistemas de tempestades se desenvolveram, alguns deles conseguiram evoluir para supercélulas, graças ao ambiente com condições atmosféricas muito favoráveis, o que amplificou a rotação das nuvens cumulonimbus.

Estas tempestades foram capazes de produzir vários tornados, de clara origem “mesociclônica”, e "landspouts" (trombas), de origem não “mesociclônica” (portanto, não supercelular).

Infelizmente, estes redemoinhos também provocaram inúmeros danos. No total, houve a formação de, pelo menos, 6 tornados em Lombardia. Um sétimo tornado afetou a Planície de Emiliana, mais especificamente a região de Modena, causando muitos danos, tanto que o aeroclube de Carpi ficou completamente destruído.

Ainda é muito cedo e difícil de se estimar os danos causados pelos tornados e as inundações, mas as áreas afetadas são diferentes. A pior situação é a observada na área de Modena, onde a passagem do tornado gerou danos incalculáveis. Além do aeroclube de Carpi, o tornado destelhou várias casas na região de Fossoli di Carpi.

A atividade de voos no aeroclube de Carpi permanecerá paralisada por muito tempo. Conforme dizem várias vítimas, o redemoinho se intensificou em menos de um minuto e atingiu a estrutura do local por completo, destelhando os armazéns.

Cinco minutos antes, um avião havia decolado daquele local, mas não encontrou nenhum tipo de problema. Na verdade, pouco antes da chegada da célula de tempestade na área, o sol brilhava forte no céu.